Outros posts sobre Saúde

Como se fazer uma SIPAT






SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um programa obrigatório, previsto na legislação trabalhista, portaria nº 3114, NR-5, item 5 a 16.

O objetivo é diminuir o afastamento por motivo de saúde e acidentes dos colaboradores (funcionários) realizando uma série de eventos para a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e até mesmo doenças e vícios relaionadas a comportamentos sóciais, como DST's, drogas, bebidas e fumo.

Não há fórmulas que se apliquem a todas as empresas. A CIPA pode lançar mão da experiência de funcionários que já estiveram na produção de outras edições em suas próprias, ou em outras empresas. Trocar informações com CIPA's de empresas do mesmo ramo, ou de empresas parceiras. RH's e fóruns temáticos. Congressos empresariais, encontros e cursos e treinamentos externos também são uma ótima ocasião para colher expriências e informações.

Estabelecer com antecedência (sugerimos um mínimo de seis meses) cada etapa e data de início e conclusão das tarefas para a produção da SIPAT: aprovação orçamentária, pesquisa, temas, cronograma, levantamento de custos e fornecedores (grupo de teatro, som, multimídia, laboral, massagem, impressos, alimentação, brindes, identificação institucional, camistes, etc), comunicados internos, campanhas e concursos internos, reserva de espaços (como auditório, salão, pátio), escala dos colaboradores e sua dispensa para prestigiar os eventos e apresentações, e tudo o mais que se ouder pensar com antecedência com tempo de início e término de conclusão.

ESCOLHA: temas que serão abordados - verificar quais são os principais afastamentos, ou queixas dos funcionários no RH e Ambulatório, ou apontamento nos relatórios mensais, bimestrais , semestrais e anuais relativos a riscos ambientais, comportamentais, mecânicos, entre outros.
TEMAS OBRIGATÓRIOS: são obrigatórios DST'S (AIDS se inclui, apesar de ser transmitido também por outros meios), tabagismo, drogas e Alcoolismo.

DECIDIR COMO OS TEMAS SERÃO ABORDADOS: vídeo, palestra, debates, treinamento, teatro, intervenções...

PLANO DE DIVULGAÇÃO INTERNA: como será divulgada a semana? Jornal, e-mail, intranet, comunicado escrito, recado pelos chefes e encarregados. O ideal é utilizar o maior número de meios possíveis.

ESTÍMULO A PARTICIPAÇÃO: logicamente, a presença dos funcionários na SIPAT não é obrigatória. Algumas empresas lançam mão de "sorteios de brindes" para atrair seus funcionários. O mais eficaz é o convenciomento dos chefes e encarregados, que fazem uma "escala" para que todos participem. Quando o dono, presidente, ou gerente da empresa compreende a importância do evento, ele pode auxiliar no convenciomento dos encarregados e chefes de setor.

TRABALHO INTEGRADO: os colaboradores de cada departamento devem ser esclarecidos sobre a importância de se ter a semana de prevenção de acidentes, além do fato de ser obrigatória. Um empresa que institui a SIPAT, com o passar dos anos, se torna uma empresa com menos afastamento, melhor qualidade de vida, menos acidentes com interrupção da linha e produção. Consequentemente, a empresa terá preços mais competitivos, ganhará mais clientes e os funcionários terão um tempo médio de casa maior, a empresa cresce e os funcionários progridem, o que dará a empresa um perfil mais sério e o estabelecimento dos certificados, como o ISO.

IDENTIFICAÇÃO VISUAL: Cartazes, banners, camisetas para os organizadores, faixas nos principais locais da empresa (refeitório, entradas, pátio, elevadores, escadas, etc.). Também, no(s) dia(s) do vento, um, ou dois banners (ou faixa) de fundo, ou lateral do palco/salão.

MATERIAL DE APOIO: várias empresas oferecem material de apoio aos funcionários conforme temas abordados no dia das atividades. Revistas, manuais, programas informativos. Alguns impressos se pode conseguir gratuitamente com ongs e setores governamentais, principalmente aqueles que falam sobre orientação e prevenção a DST's, drogas, alcoolismo. Como exemplo, pode-se distribuir "camisinhas" no dia do tema específico

DINÂMICA: De acordo com o local disponível para o evento, sua capacidade de receber platéia, divide-se o número de funcionários por sua capacidade para se encontrar quantas apresentações serão feitas de cada tema. Em várias empresas são duas apresentações diárias: uma de manhã e outra a tarde. Assim, os departamentos continuam funcionando.

ATIVIDADES EXTRAS: Além das apresentações informativas, outras atividades são bem requisitadas. Sessões de massagens, avaliação médica e nutricional, ginástica laboral...

Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário