Outros posts sobre Saúde

Ginástica Laboral ajuda no Home Office







Durante a quarentena imposta devido à pandemia do novo coronavírus, o trabalho ganhou novo formato: o home office. Algumas pessoas nunca vivenciaram a experiência de realizar as atividades profissionais em casa de modo obrigatório, outras se dividiam entre o próprio lar e o escritório externo.

Diante desse cenário, há quem tenha amado esse formato de exercer o ofício, enquanto outras pessoas criticaram o modelo remoto e estão ansiosas para voltar à antiga rotina. Independentemente das opiniões, ambos têm de ficar atentos aos avisos do corpo dados ao longo do expediente.

Dores nas pernas, pescoço e braços podem ter surgido com maior frequência. A culpa é dos mobiliários de casa, inadequados em termos ergonômicos. Mas, a região mais afetada com o home office é a coluna. Justamente é essa área que recebe uma carga de estresse maior por conta da má postura e da fadiga em grupos musculares sobrecarregados.

Para o grupo das pessoas que passaram a sentir as dores descritas com regularidade, é provável que os exercícios de ginástica laboral ajudem. Eles visam manter a saúde física, mental e social dos trabalhadores, prevenindo doenças decorrentes do cumprir do ofício.

Alterações posturais, lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) e afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho (Amert) são as principais enfermidades diagnosticadas. A ginástica laboral consegue reduzir os preocupantes quadros por atuar diretamente nos tecidos ósseos, músculos, ligamentos e tendões, dessa forma, agindo nas tensões articulares.

Além da correção da postura, a modalidade contribui na diminuição da tensão emocional e, consequentemente, na melhoria das relações interpessoais. "Níveis de ansiedade e depressão apresentam uma baixa, enquanto a autoestima e a capacidade de relacionamento pessoal aumentam. O resultado é uma melhora na qualidade de vida", explica a professora.

Mas, não é somente o trabalhador que sairá "no lucro". Durante o expediente, o bem-estar reflete na produtividade. Como a modalidade física trabalha o fortalecimento muscular e ampliação da função cardiorrespiratória, há o aumento da disposição e dos níveis de energia.

Hora da prática

A ginástica laboral deve ser realizada no início, meio e fim do dia de trabalho. A técnica dura entre 10 a 20 minutos. No começo do expediente, a modalidade terá a função de preparar as regiões do corpo a serem utilizadas (preparatória). Praticar durante o expediente ajuda a reduzir as tensões dos grupos musculares e reequilibrar a postura (compensatório). Ao término, a atividade surge como uma forma de relaxamento.

Há também a categoria corretiva. Esse tipo de ginástica é indicado quando o desconforto e dores continuam após às jornadas de trabalho. Exercícios de reeducação postural global (RPG), pilates e ioga orientados por profissionais especializados. O instrutor é fundamental para auxiliar nos movimentos.

Para a preventiva, os movimentos de alongamento, concentração, respiração, equilíbrio e postura podem ser feitos no local reservado ao home office ou até mesmo na própria cadeira. O objetivo é aliviar o corpo de todo o estresse.

É recomendavel realizar as atividades rotineiras sentado com a postura adequada, contudo, depende da cadeira apropriada. A mesa, teclado e altura do monitor do computador devem estar de acordo sua anatomia.

O termo Postura é definido como o arranjo relativo das partes do corpo.  Manter-se em uma determinada postura por muito tempo sem fazer pausas, pode gerar um desconforto muscular e limitação das atividades funcionais.

Por isso, é importante sentar sobre os ísquios (ossos localizados na parte inferior do quadril) e não nos cóccix, situado ao final da lombar. Observe se não está colocando o peso na ponta dos pés. Na verdade, tem de apoiá-los por completo no chão. Lembre-se de praticar movimentos de flexão e extensão dos tornozelos.

Aos teimosos que permanecem sentados por horas na frente do computador, ela pontua levantar a cada uma hora. Nesse momento, vale fazer o exercício para diminuir a tensão na coluna. Primeiramente, fique em pé com as pernas estendidas e cruze uma perna à frente da outra. Em seguida, incline o corpo como se fosse dar um mergulho, soltando o ar para tentar tocar as mãos no solo. A intenção é manter a posição por 30 segundos e repetir com o movimento com a perna contrária.

No Brasil, o home office foi adotado por 77% das pequenas e médias empresas devido à regra de distanciamento social. O índice é o maior em relação a países como Reino Unido, França e Alemanha, segundo o estudo feito pela Capterra, ferramenta de comparação de softwares empresariais que pertence ao instituto de pesquisa Gartner.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário