Outros posts sobre Saúde

Ginástica laboral previne doenças e diminui de riscos




 


É mais comum que se imagina se sentir desconfortável e improdutivo durante um dia de trabalho. Problemas pessoais podem ser o motivo de alguns dias mas em outros, pode ser seu corpo dando sinais. Nesses momentos, alongamentos e alguns minutos fora do posto de trabalho podem renovar as energias. Por isso, muitas empresas estão investindo em ginástica laboral para seus colaboradores.

Ginástica laboral é um conjunto de exercícios que são realizados nas acomodações da própria empresa e durante do horário de trabalho. Por isso, os exercícios são de baixa intensidade (ninguém ficará suado) e de curta duração, para não atrapalhar o fluxo de atividades. A prática da ginástica envolve o alongamento de diversas partes do corpo, desde pescoço e tronco até pés e pernas. O ideal é cada exercício seja adaptado ao trabalho que o colaborador desenvolve.

Acesse o blog sobre Fisioterapia do Trabalho

O objetivo maior da ginástica laboral é melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia.

O cotidiano agitado dos escritórios trouxe novos inimigos para a saúde de quem trabalha com computadores. As dores e tensões ocasionados por maus hábitos dentro e fora do escritório podem resultar em patologias crônicas, como tendinite e bursite.

Atitudes como estralar diferentes articulações pode trazer um alívio momentâneo, mas que a realização deste tipo de movimentos bruscos pode ocasionar sérias lesões. A forma correta de recuperar as energias e evitar a fadiga causada por trabalhos repetitivos é através do alongamento. Os alongamentos melhoram a postura e previnem problemas de circulação, além de relaxar as musculaturas do corpo.

Os exercícios de alongamento são indispensáveis para pessoas que já sofrem de patologias crônicas como as famosas tendinite e bursite, pois os medicamentos podem amenizar as dores, mas não trazem cura definitiva. Apenas as mudanças de comportamento relacionadas à postura, atividades físicas e pausas para alongamentos entre as atividades podem garantir a cura e uma vida mais saudável

A empresa também é beneficiada com essas ações. Não há dúvida que colaboradores saudáveis produzem mais e faltam menos ao trabalho por motivos de doença. Além disso, a ginástica laboral também previne fadiga muscular e lesões ocupacionais, diminuindo o número de funcionários afastados do trabalho para recuperação de problemas como tendinite e bursite.

Esses minutos em que o colaborador fica longe do posto de trabalho contribuem ainda para aumentar o ânimo e a sua disposição. Nesse momento, os participantes também relaxam e relacionam-se com colegas, medidas que aumentam a integração social. 



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário