Outros posts sobre Saúde

Terapia Ocupacional na Empresa







O mundo do trabalho tem sofrido mudanças nos últimos anos, com a introdução de novas tecnologias, a aceleração do ritmo de trabalho, mudanças na organização do modo de produção. Entretanto à atenção à saúde dos trabalhadores tem se mostrado cada vez mais despercebidas, estando relacionada ao aparecimento das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho.

O manuseio de cargas é responsável pela maioria dos traumas musculares
entre os trabalhadores, ocorrendo com mais freqüência a lombalgia. Para se ter uma ideia da sua importância clínico-epidemiólogica, cerca de 80% das pessoas
apresentam dores lombares ao longo da vida, e a lombalgia é a maior causa de
incapacidade de curta e longa duração entre os trabalhadores.

O objeto de atenção da Terapia Ocupacional é conhecer o trabalhador no
exercício de sua profissão atividade humana/trabalho - para compreender e
analisar as atividades e a relação com o seu trabalho e vice-versa, pelos aspectos físicos, cognitivos, psíquico e social, a fim de se transformar o trabalho.

O objetivo da Terapia Ocupacional em empresas é promover a saúde, o
sentido e o prazer do trabalhador ao realizar o seu trabalho, tornando-o mais ativo no processo de compreensão dos fatores que podem levar ao adoecimento pelo exercício da profissão e no processo de desenvolvimento da sua saúde física, cognitiva, psíquica e social.

A norma regulamentadora da ergonomia NR-1 7 do Ministério do Trabalho em
2 seu item 1 7.2, sub-item 1 7.2.3 diz que: todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalhos que deverá utilizar com vistas a salvaguardar a saúde e prevenir acidentes.

A Ergonomia e a Terapia Ocupacional na área da Saúde e Trabalho estudam
e analisam as questões e contradições individuais e coletivas do mundo do trabalho, incluindo o processo de adoecimento pelo trabalho, com objetivo criar outras proposições, viabilizando a aplicação técnica de vários conhecimentos, oferecendo soluções coerentes com as exigências da saúde dos trabalhadores e da produção. Ambas têm como compromisso analisar o mundo do trabalho e a atividade laboral.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário