Outros posts sobre Saúde

Mantenha a postura correta e livre-se de dor nas costas







Sabe aquela dor nas costas que você sente diariamente? Você pode minimizar esse incômodo ao adquirir uma boa postura. Por isso, seja sentado, deitado ou em pé, é importante manter a posição confortável e adequada para evitar alterações como lordose, cifose, escoliose, entre outras.

Adotar a postura correta vai te deixar mais elegante, além de garantir benefícios à saúde.  Entre os benefícios estão: a eficiência fisiológica, a força física, a diminuição da sobrecarga sobre músculos e articulações, sem contar que a postura alinhada deixa a respiração mais fácil e eficiente, porque permite o funcionamento correto do diafragma e do tórax, que não ficam comprimidos.

Conheça o mini-curso de Ginástica Laboral

As dores na coluna podem ser resultado de um conjunto de maus hábitos adquiridos no decorrer da vida, como o sedentarismo, movimentos repetitivos, excesso de peso, atividades de impacto, vícios posturais ou qualquer outro hábito que não seja saudável para o corpo.

Evite a dor

Ter qualidade de vida é importante para combater qualquer alteração física e emocional. Adquirir uma boa postura melhora o rendimento nas atividades do cotidiano. O que deve ser observado é o tipo de exercício físico que será realizado, por isso, é importante optar por atividades que promovem o bem-estar e são realizadas com prazer.

Além disso, o conjunto de situações diárias desconfortáveis podem acarretar uma soma de fatores que podem ocasionar lesões ou desequilíbrios corporais. Você pode evitar o desconforto na coluna com a prática regular de exercícios físicos, alongamentos, variação da postura durante a jornada laboral e cadeira, mesa e apoio para os pés no ambiente de trabalho adequados.

Entenda as alterações causadas pela má postura:

Lordose: é o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante podem provocar esse desvio.

Cifose: aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, causada pela má postura e por pouca atividade física.

Escoliose: é a curvatura lateral da coluna vertebral, que depende, em grande parte, da idade que se inicia. Durante o período da adolescência, a velocidade de crescimento é maior. As causas mais comuns são: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado e a má formação das vértebras.

Com o passar do tempo, problemas como esses provocam o desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e ao bico de papagaio.

Exercícios indicados

Quem sofre com dores na coluna deve ficar alerta para o tipo de atividade física que pode exercer. A terapeuta ocupacional frisa que nem todo exercício pode ser feito aleatoriamente.

É necessário realizar uma avaliação médica e verificar o estado de saúde física. Porém, quem tem pré disposição a ter problemas de coluna, deve procurar realizar exercícios físicos que fortaleçam a musculatura e que não tenham impacto, como a hidroginástica, natação e o pilates.

A especialista enfatiza que, caso os sintomas de alterações na coluna se manifestem, a orientação é procurar um médico, de preferência um especialista (ortopedista) para o tratamento ideal. Ninguém deve se automedicar e nem realizar manobras que possam aliviar os sintomas.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário