Outros posts sobre Saúde

A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho




A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT

Artigo por Rone Vieira Oliveira - sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Tamanho do texto: A A


https://www.primecursos.com.br/arquivos/uploads/2013/10/qualidade-de-vida-no-trabalho.jpg
 
A evolução das formas de produção sempre esteve relacionada com a forma de o homem organizar seu trabalho. Com o passar dos anos, as pessoas cada vez mais buscavam novas maneiras para realizar suas tarefas. O trabalho artesanal foi sendo substituído por máquinas, e com o início do período da Revolução Industrial em meados do século XVIII surgiu uma forma mais organizada de trabalho em virtude do aperfeiçoamento de técnicas, do desenvolvimento de máquinas e de novas tecnologias, no entanto, a expansão tecnológica mundial, se deu apenas a partir do século XIX (SLACK, JHONSON e CHAMBERS, 2002).

Assim, com o aumento da competitividade provocada pelas transformações da economia mundial, inovações tecnológicas e globalização dos mercados, ocorreram grandes processos de mudanças nas organizações, visando melhorar as condições de competitividade, lucratividade e qualidade e serviços (CAVASSANI et al. 2006).

A evolução dos sistemas produtivos refletiu na necessidade de melhorias na qualidade de produtos e serviços, dessa forma, a busca incessante por melhorias levaram as organizações a criarem vários sistemas de gestão de qualidade (REIS, 2011). Um dos sistemas de destaque foi o Total Quality Management (TQM), ou Gestão da Qualidade Total. Feigebaum (1994) define TQM como um sistema eficiente que visa entregar esforços para o desenvolvimento, manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de vários grupos na organização de forma a permitir marketing, engenharia, produção e assistência dentro dos níveis mais econômicos que possibilitem satisfação integral do consumidor.


A qualidade começou a ser estudada com maior afinco, após o final da segunda guerra mundial, por volta dos anos 50, período na qual se inicia em Londres, os estudos sobre o movimento qualidade de vida no trabalho, com a abordagem sócio-técnica estudando formas de melhorar a organização do trabalho buscando tornar a vida dos operários, mais agradável e satisfatória (KATEN e SADULAH, 2012; REIS, 2011).

Rechziegel e Vanalle (1999) abordam que a qualidade de vida no trabalho vinha sendo abordado nos estudos, porém em 1974 com a crise energética e alta inflação, principalmente nos Estados Unidos, as empresas começaram a direcionar seus esforços à sobrevivência no mercado, abandonando interesse pelo tema. Porém no início da década de 80, notou-se a insatisfação no trabalho e uma queda do compromisso por parte dos empregados com seus trabalhos, o que culminou na retomada dos estudos principalmente nos Estados Unidos, onde a preocupação com o aumento da competitividade a nível mundial levou os americanos a se preocuparem com os novos sistemas gerenciais desenvolvidos pelos japoneses, e com a relação entre os programas de produtividade centralizados nos operários.


A qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência. Com outros títulos, em outros contextos, mas sempre esteve voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de seu ofício (RODRIGUES, 1994).


Assim, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode ser definida, de acordo com França (2004) como: "um conjunto de ações de uma empresa que envolvem diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho visando proporcionar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho".

Logo, a implantação da QVT é essencial nos dias de hoje para a competitividade entre as empresas sendo um fator de diferenciação entre elas, pois proporciona um maior rendimento produtivo de seus colaboradores.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário