Outros posts sobre Saúde

Ginástica laboral evita afastamento do emprego




A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, somente no ano passado, mais de 80 mil profissionais foram afastadas do seu trabalho pelo INSS. O motivo do número tão expressivo é o surgimento de transtornos mentais e de comportamento, causados pela depressão, ou mesmo devido ao desenvolvimento de lesões ósseas e musculares por conta de atividades repetitivas. Problemas no dia-a-dia do trabalhador, como acúmulo de tarefas, falta de perspectiva de crescimento profissional e mau relacionamento com colegas ou chefe podem ser as causas desse problema.

Estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) sobre as principais doenças que causam afastamento do trabalho no Brasil apontou que, em 2008, 4% dos 32,5 milhões de profissionais brasileiros com atestado médico por mais de 15 dias consecutivos receberam auxílio-doença pelo Ministério da Previdência Social. Segundo a pesquisa, lesões, como fraturas de pernas, punhos e braços; doenças oesteomusculares, como dores na coluna, e doenças mentais, como depressão, foram os três principais motivos dos afastamentos. Isso custou aos cofres públicos R$ 669 milhões. Em Uberaba, as doenças ortopédicas respondem por 20% a 40% das causas de afastamento do emprego, segundo o chefe dos médicos peritos da Gerência Regional do INSS, Paulo Borges.

Segundo a fisioterapeuta Fabiana Pinelli, atividades rápidas e simples, como a ginástica laboral, que inclui a atividade física no expediente para articular o corpo, mudá-lo de posição por alguns instantes, ajudam a evitar o problema.

A pessoa que exerce movimentos repetidos por um longo tempo, sem pausa, tem mais chances de desenvolver doenças, como a tendinite, que é uma inflamação dos tendões. Fazer 15 minutos de exercício moderado por dia, distribuídos em sessões de   5 minutos de alongamentos ou caminhar pode acrescentar mais vida a uma pessoa. (TM)

Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário