Outros posts sobre Saúde

Ginástica no trabalho previne lesões e motiva funcionários




Osteopatia Curitiba – Cabral Natação

A primeira vez que escutei falar de Ginástica Laboral foi por uma amiga de faculdade. E na primeira vez que vi uma aula pensei: isso deve motivar os funcionários.

Sim, são dez ou doze minutos "roubados" ao horário de trabalho que previnem lesões e motivam os trabalhadores: a ginástica laboral ajuda tanto operários fabris como quem trabalha em escritório.

A quebra da rotina traz benefícios físicos e psicológicos. A animação das aulas  e a mudança na rotina provocada pela chegada do professor, juntaram-se os benefícios físicos para quem desempenha tarefas repetitivas com peças pequenas.

Se antes chegavam ao fim do dia com dores nas costas e nos ombros, com as aulas conseguem sentir um alívio e parecem sentir-se mais leves. Além disso, acaba sendo um momento em que as pessoas estão se movimentando e a prevenindo possíveis lesões através de momentos lúdicos.

Os programas de Ginástica Laboral em empresas variam e dependem de uma avaliação inicial ao tipo de trabalho e condição física dos funcionários, mas consistem sobretudo em aulas de dez a doze minutos, normalmente duas vezes por semana.  Não é necessário nenhum tipo de equipamento especial, as aulas são uma interrupção na rotina de trabalho que pode fazer toda a diferença. 

No trabalho fabril, a ginástica laboral pode ajudar a prevenir lesões relacionadas com a coluna lombar, como hérnias, escolioses e tendinites. Já no trabalho com computador, onde as lesões mais comuns que podem ser evitadas são essencialmente tendinites nos pulsos, dedos, cotovelos e a síndrome do túnel carpal. 

Há ainda as dores crônicas que não chegam a ser lesões,, frequentemente na zona do pescoço e na parte superior das costas, que alguns minutos de ginástica ajudam a aliviar. 


Muitas vezes, é dificil medir se a produtividade aumentou. Mas a motivação, com certeza, é maior depois das aulas de Ginástica Laboral.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário