Outros posts sobre Saúde

Benefícios e Exercícios de Ginástica Laboral






São vários os ganhos da prática da ginástica laboral. Para o corpo, ela promove mais disposição e bem-estar, previne doenças funcionais como o DORT e a LER, além de melhorar a postura corporal, a resistência, a flexibilidade e a coordenação dos movimentos. Isso contribui para a diminuição das inflamações, tensões musculares e traumas.

Buscando a promoção da saúde do trabalhador o Projeto de Ginástica Laboral através de sessões que, comumente, terão duração de 12 a 15 min e serão realizadas antes, durante ou após a jornada de trabalho tem como objetivos:

Minimizar impactos negativos provenientes do sedentarismo na vida e saúde do trabalhador;
Melhorar a postura;
Diminuir a tensão muscular desnecessária;
Diminuir o esforço na execução das tarefas diárias;
Promover a integração social;
Melhorar o relacionamento interpessoal;
Favorecer o sentimento de equipe;
Reforçar a autoestima;
Melhorar a capacidade de concentração no trabalho;
Demonstrar a preocupação da instituição com seus funcionários;
Diminuir o número de afastamentos do trabalho por motivo de doenças;
Diminuição do número de acidentes de trabalho;
Redução dos níveis de estresse e tensão geral;
Aumento de satisfação de servidor no ambiente de trabalho.

O programa de ginástica laboral é um importante instrumento preventivo e terapêutico em saúde. As aulas aliadas com palestras, avaliações físicas e ainda a conscientização dos trabalhadores quanto à postura no trabalho, proporcionará uma melhora na prevenção das doenças ocupacionais,na qualidade de vida do trabalhador e na diminuição do absenteísmo.

Confira, abaixo, alguns exercícios simples que você mesmo pode implementar na rotina da sua empresa:

Alongamento dos braços

Com os pés afastados, paralelos aos ombros, dobre um pouco os joelhos e coloque os braços à sua frente. Ponha a mão esquerda em frente à direita e faça uma pressão alongando os músculos do antebraço. Ainda nessa posição, coloque os braços para trás, entrelace os dedos e os estique.

Elevação de membros inferiores

Fique nas pontas dos pés. Permaneça assim por aproximadamente 15 segundos e volte para a posição inicial. Repita o movimento 5 vezes.

Elevação de membros superiores

De pé, entrelace os dedos e levante os braços, esticando toda a região da coluna. Mantenha a posição por 20 segundos e volte para a posição normal. Repita 5 vezes.

Rotação de tronco

Com os pés afastados e os joelhos levemente dobrados, faça devagar a rotação do tronco para a direita e para a esquerda, em movimentos contínuos. Conte 10 repetições para cada lado e descanse.

Alongamento do pescoço

Relaxe o corpo. Com os membros inferiores juntos e os membros superiores ao longo do corpo, faça a rotação da cabeça para a esquerda e depois para a direita. Repita 4 vezes. Finalizado esse movimento, olhe para frente, incline o pescoço para a direita, fique na posição por 5 segundos e repita para o outro lado.

São vários os ganhos da prática da ginástica laboral. Para o corpo, ela promove mais disposição e bem-estar, previne doenças funcionais como o DORT e a LER, além de melhorar a postura corporal, a resistência, a flexibilidade e a coordenação dos movimentos. Isso contribui para a diminuição das inflamações, tensões musculares e traumas.

E você, já pensou em trabalhar com Ginástica Laboral? Quer saber como montar um projeto para apresentar a uma empresa?  Gostaria de indicar  ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral" traz aspectos que eu acho interessante para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, explico cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.Saiba mais clicando aqui!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .




Comente:

Nenhum comentário