Outros posts sobre Saúde

Aumento da qualidade de vida no trabalho com a Ginástica Laboral







A ginástica laboral pode ser considerada um programa de melhoria da qualidade de vida no trabalho e também um agente motivador para a mudança no estilo de vida das pessoas. O trabalho tem um papel importante na vida do homem pois, além de ser fonte do seu sustento, possibilita sentir-se útil, produtivo e valorizado. No entanto, quando realizado sob condições inadequadas, pode ser prejudicial à saúde e causar doenças, levando à inatividade física e ocupacional. Empresas de diferentes setores passaram a investir em atividades que têm como objetivo reduzir os problemas ocupacionais ocasionados pelo excesso de trabalho, como a ginástica laboral.

De um modo geral, a ginástica laboral utiliza técnicas de alongamento, fortalecimento muscular, coordenação motora e relaxamento. ginástica laboral preparatória tem como função preparar os indivíduos para a jornada de trabalho conforme suas necessidades de velocidade, força ou resistência, aperfeiçoando a coordenação.

Os principais objetivos para os trabalhadores são: aumentar a resistência à fadiga central e periférica, promover o bem-estar geral, melhorar a Qualidade de Vida, combater o sedentarismo e diminuir o estresse ocupacional. Para as empresas, os principais objetivos são: diminuir os acidentes de trabalho, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, aumentar a produtividade, melhor à qualidade total, prevenir e reabilitar as doenças ocupacionais como tendinites e DORT.

As lesões consequentes de esforços repetitivos nas atividades provenientes de trabalho podem estar se tornando um problema epidêmico nas empresas e necessitam de certas providências com urgência, que deverão ser tomadas por parte do Estado, dos empresários e de profissionais da área de saúde, no sentido de conter essa evolução galopante e assustadora, que cada dia afasta e incapacita nosso trabalhador, ferindo nossa família e gerando prejuízos
para todos.

A construção da Qualidade de Vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que é chamado de enfoque biopsicossocial. Com isso, valoriza-se o bem estar do funcionário, que tende a render mais para a empresa!

Portanto, a Qualidade de Vida está diretamente relacionada com o estilo de vida do trabalhador fora e dentro da organização. Com isso o desempenho
produtivo do colaborador dependerá do modo de vida, sua valorização dentro da
empresa e dos programas de Qualidade de Vida implantados na organização

Para finalizar, há vários materiais para o profissional trabalhar com Ginástica Laboral e potencializar os seus efeitos. Eu gosto muito desse Curso online de Ginástica Laboral porque o conteúdo é direcionado para a prática profissional. Clique aqui e saiba mais!

Até a próxima!


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário