Outros posts sobre Saúde

Fisioterapia e Educação Física juntas na Ginástica Laboral





Foco na prevenção - Levíssimo - Diário do Nordeste


Há uma grande discussão (PARECE QUE ETERNA) entre qual é o melhor profissional pra aplicar a ginástica laboral na empresa. Além de saber se o fisioterapeuta ou o profissional de educação física é o mais adequado pra os objetivos propostos, tem algumas características que não se pode ignorar no profissional que trabalha com Ginástica Laboral.

O modelo mais ideal inclusive que eu já tive oportunidade de trabalhar é cm fisioterapeutas e professores de educação física trabalhando lado a lado. Como a empresa tinha funcionários já atingidos com doenças ocupacionais, conseguimos separar, em etapas o trabalho para que obtivesse sucesso nos objetivos propostos.

Foi feita uma avaliação dos praticantes e da forma como eles trabalhavam e como desenvolveram a patologia. A avaliação foi feita pelo fisioterapeutas, que acompanhavam esse grupo de pessoas nas aulas que eram dadas pelo profissional de educação física. Se o fisioterapeuta identificasse que a atividade ão era adequada para esse grupo de pessoas, um trabalho especial era feito com ele.

Ou seja, coube aos fisioterapeutas a prescrição das condutas fisioterapêuticas (quando necessárias), a sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional. A incumbência deles é o acompanhamento e o tratamento das lesões já instaladas. Limite este que já está fora da ação do Profissional de Educação Física.

O Profissional de Educação Física atua, por meio de métodos preventivos, para minimizar e/ou evitar a possibilidade de ocorrência de lesões decorrentes das atividades repetitivas/cotidianas, do estresse causado pela atuação laboral e de atividades que tragam algum risco para os trabalhadores. Atividade recreativas ficavam por conta deles.

Não há como negar que esse tipo de trabalho, complementar da educação física e da fisioterapia, foi muito bem aceito não só pelos funcionários mas pelo pessoal do RH. E, sempre que possível, tento pautar a minha atuação desta forma.

Até a próxima.

Escrito por Daniela Souto, fisioterapeuta e profissional de Educação Fisica, que escreve no  Faça Fisioterapia, no blog da Educação Fisicaa e atua pela Fisioquality 

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Google+ Ícone Instagram http://www.sergiofasilva.com/static/images/linkedin.png 


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário