Outros posts sobre Saúde

Efeitos de um programa de exercícios físicos no local de trabalho sobre a flexibilidade e percepção de dor musculoesquelética entre trabalhadores de escritório







Valquíria Ap. de Lima foi a primeira profissional de Educação Física a defender tese de mestrado sobre Ginástica Laboral, na Faculdade de Medicina da Universidade de Saõ Paulo (FMUSP), para receber o título de Mestre em Ciências, na área de concentração Fisiopatologia Experimental. Sob a orientação do Dr. Mario Ferreira Junior ela pesquisou sobre o tema “Efeitos de um programa de exercícios físicos no local de trabalho sobre a flexibilidade e percepção de dor musculoesquelética entre trabalhadores de escritório”.

Um estudo que demnstrou que a participaçãoem um programa bem estruturado de exercícios no local de tabalho pode contribuir para a melhorai de flexibilidade e diminuição da paercepção de dor musculoesquelética em trabalhadores de escritório, tendo como objetivo avaliar os efeitos do programa e sua relação com a frequência semanal. Os grupos foram distribuídos randomicamente em 3, de acordo com o número semanal de sessões propostas: 2 (RG2), 3 (RG3) e 5 (RG5) vezes por semana, respectivamente.

O programa incluiu sessões de exercícios de 10 minutos compostas por alongamento, resistência muscular localizada, automassagem, massagem e técnicas de relaxamento, por um período de 6 meses. Durante esse período também foram realizadas 3 palestras com informações sobre exercícios no local de trabalho, atividades físcia e postura corporal.

Para avaliar a felxibilidade de punhos e coluna cervcal foi utilizado um inclinômetro de dupla escala e o teste do terceiro dedo ao chão para avaliar a flexibilidade da coluna lombar. A versão curta do inventário para dor de Wisconsin foi utilizada para avaliar percepção de dor musculoesquelética.

As avaliações foram realizadas no início do programa, após 3 meses e 6 meses. Após análise dos dados, a autora verificou que houve aumebto significativo nos valores de flexibilidade de cervical e lombar e punhos para todos os grupos randomizados. O grupo RG5 apresentou a mais significante redução na intensidade de dor relatada.

Se você deseja saber mais sobre ginástica laboral ou a implantação de um programa de prevenção de dor e reorganização postural acesse: http://metodomaisvida.com.br/blog/2010/01/programa-prevencao-de-dor-e-reorganizacao-postural/

Autora - Valquiria Ap Lima


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário