terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Ficar sentado por muito tempo favorece doença renal crônica






Estudos já associaram o ato de ficar sentado por longos períodos a um risco maior de desenvolver diabetes, de sofrer um ataque cardíaco ou mesmo ter alguns tipos de câncer. Agora, uma nova pesquisa aponta que o hábito também favorece doença renal crônica, especialmente em mulheres. A descoberta foi publicada na edição de outubro do periódico American Journal of Kidney Diseases.

Para chegar a essa conclusão, seis mil adultos forneceram informações sobre o tempo que passavam sentados diariamente e a regularidade com que praticavam exercícios físicos. Aqueles que ficavam na posição menos tempo apresentaram um risco reduzido de desenvolver doença crônica renal, independentemente de praticarem exercícios ou estar acima do peso.

Os resultados apontaram ainda que as mulheres são as que mais devem se preocupar com o problema. Isso porque exercícios moderados, como uma caminhada de 30 minutos por dia, foram associados a um risco reduzido de desenvolver o problema em homens, mas não em mulheres. Eles descobriram ainda que aquelas que relataram permanecer menos de três horas por dia sentadas apresentaram uma probabilidade 30% menor de desenvolver doença renal crônica do que aquelas que disseram passar mais de oito horas em suas cadeiras.

Estima-se que um em cada 10 adultos tenha doença renal. Os rins são responsáveis por filtrar o sangue, removendo impurezas que serão eliminadas através da urina. Quem apresenta doença renal crônica não consegue realizar o processo, o que caracteriza um quadro de insuficiência renal. Essas mesmas pessoas apresentam risco aumentado de ter problemas de coração, anemia e doenças ósseas.

Muito tempo sentado prejudica...

A coluna: permanecer muito tempo na cadeira pode prejudicar a colina vertebral, já que os discos intravertebrais - responsável pelo amortecimento do impacto - ficam pressionados. Isso pode levar a uma inflamação dos nervos, ocasionando dores de coluna.

A circulação sanguínea: quando estamos sentados, há compressão dos vasos sanguíneos, o que dificulta a circulação de sangue pelo corpo. Consequentemente, oxigênio, nutrientes e hormônios não são bem distribuídos, podendo causar cansaço e fadiga.

O metabolismo: ficar parado desacelera o metabolismo, diminuindo a queima de calorias pelo corpo. Associado a outros fatores, isso pode levar ao ganho de peso e, em situações mais extremas, à obesidade.

Para evitar esses e outros problemas, faça pequenas pausas no trabalho, vá buscar um copo de água e faça alongamento a cada hora.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quinta-feira, 30 de setembro de 2021

    O que é o Pilates Laboral?






    Você já pensou em utilizar o Pilates a Ginástica Laboral para beneficiar os colaboradores de uma empresa?

    A ginástica laboral é uma medida muito utilizada contra distúrbios físicos e emocionais, importante dentro dos programas de saúde ocupacional para ajudar a eliminar ou minimizar os riscos a que os funcionários estão expostos, reduzindo, consequentemente, os gastos da empresa com afastamentos. Assim, é benéfica para todos os envolvidos.

    A técnica Pilates possui muitas variações de exercícios e pode ser realizada por qualquer pessoa. Pode ser praticado pelos que buscam por alguma atividade física, por aqueles que apresentam alguma patologia e também por esportistas que visam melhorar seu desempenho na prática de outras atividades. O Pilates Laboral entra nisso.

    Diferente do que muitos pensam, a ginástica Laboral não precisa ser restrita aos exercícios tradicionais. Ela pode associar inúmeras técnicas, entre elas encontramos o Pilates, às vezes chamado de Pilates Laboral.

    Para que o instrutor ofereça com segurança os exercícios do método pilates no ambiente corporativo, ele deve ter a graduação em educação física ou fisioterapia, formação em pilates e o curso em questão de capacitação em Pilates Laboral. Com essas especializações o instrutor poderá adaptar os melhores exercícios do método pilates e aplicar os princípios para as necessidades da empresa e seus colaboradores. Esse curso foi desenvolvido com informações técnicas em utilizar as ferramentas do Método Pilates no ambiente corporativo, como oferecer e implantar nas empresas. Clique aqui e saiba mais!


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • terça-feira, 7 de setembro de 2021

    Ginástica Laboral é ferramenta da Fisioterapia no Trabalho






    A Fisioterapia do Trabalho surgiu com foco no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças que se relacionam com as atividades laborais. Essa área estuda a recuperação e a manutenção da saúde do colaborador, tal como a promoção da segurança no ambiente de trabalho.

    O dia a dia nas empresas pode gerar desgaste mental e físico para o funcionário. Assim, o papel desse fisioterapeuta é propiciar a ele bem-estar tanto na vida profissional quanto na pessoal. O objetivo principal é prevenir lesões: para isso, o profissional da área orienta o trabalhador a como incluir hábitos saudáveis na rotina.

    Há várias ferramentas que o fisioterapeuta pode utilizar para o desenvolvimento dos programas e ações de prevenção e de promoção da saúde. A ginástica laboral é uma delas.

    Ginástica laboral

    São práticas de atividade física, de curta duração, que são oferecidas aos colaboradores durante o seu horário de trabalho. Geralmente são realizados alongamentos, exercícios de respiração e técnicas que promovam o relaxamento das estruturas musculares esqueléticas mais envolvidas nas tarefas de rotina.

    Princípios de ergonomia

    Essa ciência estuda a relação entre o homem, o trabalho, os equipamentos utilizados e o ambiente. Mas o foco da ergonomia é investigar as ocorrências e propor soluções para os problemas que surgem no ambiente laboral.

    Prevenção de lesões ocupacionais

    Juntamente à equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta do trabalho atua na promoção da saúde por meio das técnicas de cinesioterapia preparatória e de restauração da saúde.

    Tratamento das lesões ocupacionais

    Nessa intervenção são utilizadas metodologias preventivas e curativas, como orientação para a reeducação postural, eletroterapia e cinesioterapia, incluindo as bases neurofuncionais do movimento.

    Portanto, a ginástica laboral é ferramenta para fisioterapeutas em todas as etapas e objetivos do projeto de levar saúde para funcionários de empresas.



    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 12 de julho de 2021

    Benefícios e Exercícios de Ginástica Laboral






    São vários os ganhos da prática da ginástica laboral. Para o corpo, ela promove mais disposição e bem-estar, previne doenças funcionais como o DORT e a LER, além de melhorar a postura corporal, a resistência, a flexibilidade e a coordenação dos movimentos. Isso contribui para a diminuição das inflamações, tensões musculares e traumas.

    Buscando a promoção da saúde do trabalhador o Projeto de Ginástica Laboral através de sessões que, comumente, terão duração de 12 a 15 min e serão realizadas antes, durante ou após a jornada de trabalho tem como objetivos:

    Minimizar impactos negativos provenientes do sedentarismo na vida e saúde do trabalhador;
    Melhorar a postura;
    Diminuir a tensão muscular desnecessária;
    Diminuir o esforço na execução das tarefas diárias;
    Promover a integração social;
    Melhorar o relacionamento interpessoal;
    Favorecer o sentimento de equipe;
    Reforçar a autoestima;
    Melhorar a capacidade de concentração no trabalho;
    Demonstrar a preocupação da instituição com seus funcionários;
    Diminuir o número de afastamentos do trabalho por motivo de doenças;
    Diminuição do número de acidentes de trabalho;
    Redução dos níveis de estresse e tensão geral;
    Aumento de satisfação de servidor no ambiente de trabalho.

    O programa de ginástica laboral é um importante instrumento preventivo e terapêutico em saúde. As aulas aliadas com palestras, avaliações físicas e ainda a conscientização dos trabalhadores quanto à postura no trabalho, proporcionará uma melhora na prevenção das doenças ocupacionais,na qualidade de vida do trabalhador e na diminuição do absenteísmo.

    Confira, abaixo, alguns exercícios simples que você mesmo pode implementar na rotina da sua empresa:

    Alongamento dos braços

    Com os pés afastados, paralelos aos ombros, dobre um pouco os joelhos e coloque os braços à sua frente. Ponha a mão esquerda em frente à direita e faça uma pressão alongando os músculos do antebraço. Ainda nessa posição, coloque os braços para trás, entrelace os dedos e os estique.

    Elevação de membros inferiores

    Fique nas pontas dos pés. Permaneça assim por aproximadamente 15 segundos e volte para a posição inicial. Repita o movimento 5 vezes.

    Elevação de membros superiores

    De pé, entrelace os dedos e levante os braços, esticando toda a região da coluna. Mantenha a posição por 20 segundos e volte para a posição normal. Repita 5 vezes.

    Rotação de tronco

    Com os pés afastados e os joelhos levemente dobrados, faça devagar a rotação do tronco para a direita e para a esquerda, em movimentos contínuos. Conte 10 repetições para cada lado e descanse.

    Alongamento do pescoço

    Relaxe o corpo. Com os membros inferiores juntos e os membros superiores ao longo do corpo, faça a rotação da cabeça para a esquerda e depois para a direita. Repita 4 vezes. Finalizado esse movimento, olhe para frente, incline o pescoço para a direita, fique na posição por 5 segundos e repita para o outro lado.

    São vários os ganhos da prática da ginástica laboral. Para o corpo, ela promove mais disposição e bem-estar, previne doenças funcionais como o DORT e a LER, além de melhorar a postura corporal, a resistência, a flexibilidade e a coordenação dos movimentos. Isso contribui para a diminuição das inflamações, tensões musculares e traumas.

    E você, já pensou em trabalhar com Ginástica Laboral? Quer saber como montar um projeto para apresentar a uma empresa?  Gostaria de indicar  ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral" traz aspectos que eu acho interessante para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, explico cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.Saiba mais clicando aqui!


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • terça-feira, 1 de junho de 2021

    Como a Ginástica Laboral impacta a empresa







    A Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos, leves e específicos, realizada pelos colaboradores de uma empresa durante o expediente de trabalho.

    A Ginástica Laboral é baseada em técnicas de alongamento, respiração, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos visando a prevenção de dores, lesões e o surgimento de doenças ocupacionais.

    A prática pode ser feita no próprio local de trabalho, em qualquer período do expediente, respeitando as necessidades de cada empresa e colaborador.

    Como a Ginástica Laboral impacta no dia a dia da empresa
    • Diminuição dos índices de afastamento médico
    • Redução dos acidentes de trabalho
    • Diminuição do turn-over, do absenteísmo e do presenteísmo
    • Promoção de uma maior integração da equipe
    • Aumento da produtividade e do desempenho dos colaboradores
    • Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade

    O principal objetivo das aulas de ginástica laboral em ambiente de trabalho é a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, gerando assim menos chances de os colaboradores desenvolverem doenças relacionadas às práticas laborais. 

    A ginástica laboral também pode ser indicada para:

    • Melhorar a disposição dos colaboradores;
    • Aumentar o condicionamento físico;
    • Contribuir com a flexibilidade, coordenação e resistência;
    • Reduzir a sensação de fadiga e esgotamento.
    • Aumentar a atenção e concentração

    As aulas podem ser ministradas por profissionais de educação física ou fisioterapeutas que irão conduzir a prática e os exercícios de maneira adequada. Eles irão customizar as aulas levando em consideração às atividades exercidas pelos colaboradores e quais exercícios podem ser os melhores para aliviar as possíveis doenças laborais. 

    Para finalizar, gostaria de indicar  ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral" traz aspectos que eu acho interessante para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, explico cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.Saiba mais clicando aqui!

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sábado, 29 de maio de 2021

    Ebook Como montar um projeto de Ginástica Laboral






    E se eu te desse o caminho para  elaborar um projeto de ginástica laboral de maneira única? Veja bem, eu não estou falando de um projeto que foi feito para empresa A ou B. Eu estou falando de pontos chaves que compõe um projeto vencedor, que fará você e sua empresa se destacarem e fazer uma boa apresentação para qualquer empresa.

    Professores de Educação Física e Fisioterapeutas que trabalham (ou querem trabalhar) com ginástica laboral precisam saber elaborar e apresentar um projeto de ginástica laboral para uma empresa.

    Eu não sei se você, que trabalha com Ginástica Laboral, já teve dificuldade de elaborar um projeto. Eu já tive e durante algum tempo fiquei perdida sobre quais assuntos abordar e como explicar a nossa atuação dentro da empresa. Falo dos benefícios? Falo dos tipos de atuação? Falo de doenças?

    E na apresentação, que recursos utilizo? O que abordar para não ficar cansativo e conseguir "atingir" a dor do futuro cliente?

    O ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral" traz aspectos que eu acho interessante para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, explico cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.

    O ebook está dividido assim:

    Introdução
    A aula de Ginástica Laboral e seus aspectos
    Atenção na Ergonomia
    Elaboração do Projeto
    Apresentação do Projeto
    Fases de Implantação de um Projeto
    Profissionais a Contratar
    Conclusão

    Uma linguagem simples e direta, que mostra tudo o que eu acho importante para que o seu projeto de ginástica laboral tenha sucesso.

    Se você quiser saber como fazer um projeto de ginástica laboral para empresas em qualquer segmento, esse ebook é para você.

    Aproveite a oferta exclusiva para profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas. Tenha agora o seu ebook por apenas R$ 19,80.



    A Ginástica Laboral está em crescimento, tanto no trabalho presencial quanto no trabalho online. Não deixe essa oportunidade profissional passar por não saber o que e como apresentar um bom projeto para empresas.


    Esse ebook procura facilitar a vida do profissional de Educação Física ou de Fisioterapia que queira apresentar um bom projeto de ginástica laboral em empresas, seja qual for o segmento.

    Ele não tem exemplos prontos mas tem explicações que, uma vez entendidas, você poderá elaborar ou apresentar projetos para qualquer empresa.

    Sou Daniela Fernandes, profissional de Educação Física e fisioterapeuta. Já lidei com a chamada ginástica de pausa, elaboração de laudos de ergonomia (que não está nesse guia porque não vi necessidade) e implantação de projetos, quando a empresa que eu era sócia passou a oferecer esse serviço.

    Não perca a chance de ter esse ótimo material, com conteúdo excelente!


    Tenha todas as informações desse material acima!

    Mais informações sobre o Produto:


    Se você preferir, pode ter informações pelo Whatsapp

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 10 de maio de 2021

    4 exemplos clássicos de quem sofre com a LER




    Ginástica laboral: o impacto na prevenção de doenças


    A LER (Lesão por esforço repetitivo) é cada vez mais comum no Brasil.. Tao comum que é difícil você não ter sofrido desse mal ou conhecer alguém que já não tenha sofrido. Ela acontecem por uma série de fatores que dependem da organização do trabalho, além das condições emocionais e físicas das pessoas.

    As LER provocam dores, uma vez que essas lesões são acompanhadas por inflamações nos tendões, músculos e nervos do pescoço, das costas, dos ombros, dos braços, dos punhos e das mãos de pessoas que, na maioria das vezes, trabalham com movimentos repetidos, errados e mantêm posturas incorretas.

    Elas atacam qualquer pessoa que faz movimentos repetitivos por períodos prolongados, não importa o tipo de esforço ao qual a pessoa é submetida. Vamos a três exemplos do dia a dia que podem fazer a pessoa sofrer com essa doença:

    1) Usuários de computador

    Talvez os usuários de computador é o exemplo mais clássico de acometimento por LER. Eles são muito atingidos pela LER de punho porque digitam horas a fio mesmo que a digitação não envolva força.

    2) Trabalhador com movimento mecânico

    São as pessoas que passam o dia inteiro fazendo a mesma coisa, num mesmo gesto motor. Por exemplo, quem trabalha numa linha de produção que eleva uma prensa ou qualquer outro objeto pesado para acima de sua cabeça e depois desce com ele até a altura do abdômen. Esta pessoa pode desenvolver a LER de ombro.

    3) Donas de casa

    Varrer, lavar louça, ficar numa posição durante muito tempo podem causar LER. Por exemplo, a dona de casa que varrer por muito tempo a calçada com a coluna inclinada para frente pode ser acometida de LER na região da coluna.

    4) Praticantes de atividade física

    A LER é causada por qualquer atividade que solicite movimentos repetitivos. Atletas, por exemplo, como jogadores de tênis, mesmo amadores, mas que costumam treinar diariamente podem também desenvolvê-la.

    Esses foram alguns exemplos de pessoas que podem ter esse tipo de patologia e exemplifica porque ela é cada vez comum no nosso dia a dia.  Previna-se!

    Publicado em 21/10/14 e revisado em 10/05/21


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sexta-feira, 7 de maio de 2021

    Exercícios de ginástica laboral para ajudar gestantes




    Os benefícios da ginástica laboral - Revista + Saúde - Guarapuava

    A ginástica laboral é um conjunto de exercícios físicos realizados no próprio local de trabalho com o objetivo de tratar e prevenir as LERs e DORTs (Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), além de promover outros benefícios, tais como relaxamento para equilibrar a pressão arterial e os níveis de tensão e estresse, devendo ser prescrita e acompanhada por profissionais da saúde qualificados.

    Com a conquista pelas mulheres do mercado de trabalho, atualmente muitas gestantes mantêm seus compromissos laborais até um certo período da gestação. Mulheres grávidas também podem realizar alguns exercícios físicos durante a jornada de trabalho, desde que estejam saudáveis e não apresentem uma gravidez de risco.

    Veja algumas dicas de exercícios físicos para ajudar gestantes a melhorar a saúde e qualidade de vida no trabalho:

    Alongamentos:

    1. Sentada em cadeira com apoio para as costas, mãos apoiadas nas pernas, alongar o pescoço para a lateral direita e esquerda alternadamente, respirando, a cada alongamento, três vezes.

    2. Sentada em cadeira com apoio para as costas, mãos apoiadas no ventre, inspirar abrindo e elevando os braços acima da cabeça, como se estivesse espreguiçando e expirar voltando os braços na posição inicial. Repetir quatro vezes mantendo a velocidade do movimento e respiração leves.

    3. Sentada em cadeira com apoio para as costas, com um pé apoiado no chão, dobrar a outra perna em direção ao ventre sem forçar a barriga segurando joelho com a mão para aliviar os músculos da região lombar. Repetir o mesmo com a outra perna. A cada alongamento respirar três vezes. Pode-se fazer quatro vezes cada lado.

    Fortalecimento Muscular:

    1. De pé atrás da cadeira, apoiar as mãos no encosto da mesma e realizar levemente agachamentos. Estes devem respeitar um ângulo de no máximo 90 graus, os joelhos não deverão ultrapassar o nível do dedão do pé e a coluna deve manter-se alinhada.

    2. Sentada na cadeira, apoiar as mãos na mesa e realizar flexões de braços, mantendo sempre a coluna ereta.

    3. Sentada na cadeira, realizar contrações dos músculos do períneo para ajudar no parto e evitar incontinência urinária.

    Movimentos para evitar inchaços:

    1. Com os punhos fechados e braços estendidos a frente da face, girar os punhos para a direita e esquerda quatro vezes, alternadamente.

    2. Sentada, de preferência com a pernas estendidas, girar os pés para a direita e esquerda quatro vezes, alternadamente.


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 5 de abril de 2021

    10 formas de pausa no trabalho sem sair da sua mesa





    Entenda como a ginástica laboral nas empresas pode ajudar sua equipe!

    Parece que um empreendedor quase nunca tem um momento para relaxar quando está começando sua empresa – quanto mais tirar alguns dias de férias. Mas o site da revista Inc. criou uma lista de atividades que podem ser feitas na própria mesa do escritório, ajudam a recarregar as baterias e voltar a rotina com mais empolgação. Confiram:

    1. Medite
    Basta parar um pouco e meditar por pelo menos cinco minutos. Se quiser, coloque fones de ouvidos e selecione uma música instrumental para abafar o barulho do escritório. Tente se concentrar e eliminar todos os pensamentos diários.

    Acesse o blog da Fisioterapia

    2. Faça um festival de vídeos
    Pare um pouco de trabalhar para ver um vídeo interessante ou divertido, ou faça uma verdadeira maratona de YouTube com os vídeos que as pessoas estão mais comentando nas redes sociais, no dia. Você pode aprender alguma coisa ou simplesmente rir um pouco.

    3. Leia um pouco de ficção
    Fuja dos livros técnicos e leia algumas páginas daquele romance que você começou ou compre uma coletânea de contos. Para cada intervalo que você der, tome tempo para se distanciar um pouco da realidade com boa literatura.

    4. Faça ioga ou se alongue
    Se você já gosta de ioga, pode fazer as partes superiores de algumas das posições. Se não, apenas se alongue e treine sua respiração por alguns minutos.

    5. Resolva um problema ou jogo
    Pegue a seção de cruzadinhas ou sudoku do seu jornal e exercite seu cérebro de forma lúdica. Completá-los libera endorfina, que te deixará mais empolgado.

    6. Escreva uma carta
    Comece uma carta – ou até e-mail – para aquela pessoa com quem você gostaria de conversar alguma coisa, mas nunca teve tempo ou coragem para fazê-lo. Pode ser um antigo amor, um membro da família. No fim você pode até ficar com vontade de realmente enviar o texto.

    7. Ligue para um grande amigo
    Com alguns minutos você compartilhará histórias, risadas e problemas, deixando os eu dia mais leve.

    8. Ouça um podcast
    Esses práticos e curtos programas de áudio podem informar ou até mesmo divertir. Você ficará por dentro de discussões importantes e também conhecerá novas histórias.

    9. Limpe e organize sua mesa
    Pode parecer mais trabalho do que relaxamento, mas finalmente tirar um tempo para arrumar a bagunça da sua mesa pode ser terapêutico. Você pode achar coisas que havia perdido e também sairá da experiência com o sentimento de dever cumprido.

    10. Planeje uma viagem
    Você não pode sair de férias agora? Então planeje sua próxima viagem. Pense em detalhes, hospedagem, passeios e se comprometa a fazê-la quando possível. Empreendedor também merece uma folga de vez em quando.

    Publicado em 17/12/14 e revisado em 05/04/21


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp