A ginástica laboral não é a única medida preventiva e curativa que pode melhorar a saúde ocupacional de trabalhadores. A área de fonoaudiologia também trabalha e uma forma de atuação é a audiologia ocupacional.
A Audiologia é uma especialidade da Fonoaudiologia voltada aos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. Essa área estuda e trata problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons advindos de diversas origens.
O especialista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de tais disfunções, além de poder atuar com pesquisa e desenvolvimento.
A Audiologia Ocupacional enfatiza a prática no contexto trabalhista. Nesse ramo, o especialista é demandado para realizar testes audiométricos admissionais, periciais e ocupacionais. Portanto, avalia a audição de candidatos em processos seletivos e possíveis déficits oriundos de atividades laborais.
Como funciona a audiometria ocupacional?
Esse exame é rápido, indolor e previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios propostos pela NR-7. Para que seja realizado com sucesso é preciso repouso auditivo de no mínimo 14 horas além da compreensão do teste para que as respostas aos sons apresentados sejam adequadas.
A audiometria ocupacional deve ser realizada na admissão do funcionário, seis meses após a contratação, anualmente e na demissão. Caso seja detectado qualquer problema auditivo no trabalhador, caberá à empresa adotar medidas que evitem o agravamento da sua audição e de suas consequências legais.
Todo e qualquer exame de audiometria deve ser feito somente por um fonoaudiólogo ou médico, ou seja, profissionais legalmente habilitados.
A demanda constante no ramo ocupacional e a possibilidade de atuar com pesquisa são outras oportunidades disponíveis para o especialista. O desenvolvimento de próteses auditivas mais acuradas permite, ainda, atuar em equipes multidisciplinares e ascender na carreira acadêmica.
A Audiologia é uma área clássica da Fonoaudiologia que tem ganhado destaque no mercado de trabalho e no ramo acadêmico.
Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!
Dicas para profissionais: