segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Sistema Fiep lança programa inovador de ginástica laboral online para empresas




Sistema Fiep lança programa inovador de ginástica laboral online para empresas

Comum em muitas empresas, as aulas de ginástica laboral com pequenas pausas durante o expediente trazem bons resultados tanto para a saúde, quanto para a produtividade. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, no ano passado foram concedidos mais de 200 mil pedidos de afastamento das atividades profissionais em decorrência de problemas relacionados a LER (Lesão por esforço repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), ocasionadas quando uma pessoa fica na mesma posição por várias horas.

Com o objetivo de inovar nos programas de promoção da saúde através de tecnologias interativas, e também de reduzir despesas com a saúde do trabalhador, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, lançou o Movimente-se+, um programa de ginástica laboral com aulas semipresenciais e online, que utiliza jogos de videogame para estimular os colaboradores.

Pelo programa, os trabalhadores têm aulas diárias (de no máximo 15 minutos) de ginástica laboral. Para isso, a empresa precisa ter um espaço disponível para a atividade, pois o professor passa os exercícios de maneira remota em tempo real, que acontecem ao vivo. No Movimente-se+, 75% das aulas são online e o restante com a presença do professor na empresa para acompanhar as atividades dos alunos.

"Outro diferencial está na utilização de um jogo, com sensor de movimentos que é instalado na sede da empresa. São séries de exercícios de no máximo cinco minutos, que estimulam o interesse pelo programa, de forma gameficada e interativa", explica a coordenadora técnica de Negócios do Sesi, Aline Correa Lima.

Segundo ela, o aluno evolui ao longo do jogo de forma progressiva, pontuando a cada dia. "Além disso, o colaborador também recebe informações sobre saúde, vídeos e podcasts. Tudo pode ser acessado através do aplicativo de celular que, além do conteúdo extra também apresenta monitoramento de passos e de indicadores de alimentação", detalha.

O aplicativo promove ainda uma "competição saudável" entre os colaboradores, pois cada atividade realizada pelo programa conta pontos para as equipes participantes, estimulando a adesão em toda a proposta. As aulas do Movimente-se+ podem ser contratadas por empresas e indústrias de qualquer tamanho e têm uma mensalidade em média 45% mais acessível do que a ginástica laboral tradicional.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • Trabalhador rural receberá horas extras por participar de ginástica laboral




    Trabalhador pede horas extras pela participação em ginástica laboral, ele apenas era remunerado pela produção diária

    Um  trabalhador rural deve receber horas extras pelo tempo aguardado para praticar ginástica laboral após entrar na justiça contra seu empregador. Na reclamação, o cortador de cana-de-açúcar disse que antes de iniciar a atividade, era obrigado a fazer ginástica laboral , mas que não era remunerado por esse período, apenas pela quantidade de canas cortadas no dia.  

    De acordo com o trabalhador, ele chegava a esperar 20 minutos para o início da prática de 15 minutos e queria que esse tempo fosse considerado como tempo à disposição da empresa e que, portanto, devia ser remunerado como horas extras . O funcionário ainda disse que durante a atividade laboral havia alguns fiscais do empregador checando se a atividade era de fato realizada.

    Outro lado

    Em defesa, o produtor rural disse que, na verdade, o que havia era uma orientação para os exercícios dentro da jornada e com uma duração menor do que aquela que o trabalhador havia dito, de 10 minutos. Além disso, a empresa apontou que a ginástica laboral visava à proteção da saúde do próprio empregado.

    Na ação, o produtor confirmou que os exercícios físicos não faziam parte do trabalho remunerado, uma vez que os empregados da empresa eram remunerados por produção, ou seja, apenas pela quantidade de cana-de-açúcar cortada.

    Reforma trabalhista

    A antiga CLT considerava como tempo de serviço efetivo aquele em que o empregado fica à disposição do patrão, aguardando ordens, indepentente da atividade. Incluía-se aí práticas religiosas, descanso, lazer, estudo, alimentação, atividades de relacionamento social, higiene pessoal, troca de roupa ou uniforme e até o tempo aguardado para "passar a chuva" ou "terminar o rodízio de carros", por exemplo.

    Entretanto, com a reforma trabalhista, essa regra deixou de ser válida e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, da cidade de Campinas, em São Paulo, entendeu que o empregador tem sim o poder de implementar atividades laborais sem oferecer remuneração, por exemplo.

    Sendo assim, segundo o novo entendimento, o errado seria o empregador estabelecer uma meta de produção que fosse atrapalhada pelas atividades laborais.

    Trabalhador entrou com recurso

    Durante o recurso julgado pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o funcionário voltou a argumentar sobre o fato de ser remunerado apenas pela quantidade de cana cortada por dia e que o tempo gasto na ginástica laboral, embora fosse obrigatória, não gerava remuneração alguma.

    No entendimento do relator do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Alexandre Agra Belmonte, a decisão anterior do TRT teria contrariado o artigo 4º da CLT e deve ser reformada para condenar o empregador ao pagamento de horas extras pelo tempo à disposição.

    O ministro afirmou, e foi acompanhado pelo restante da Turma, que segundo a jurisprudência do TST, o tempo despendido pelo empregado para a realização da ginástica laboral também deve ser considerado tempo à disposição da empresa, já que se tratava de uma prática obrigatória e não opcional ou por vontade do próprio funcionário. Sendo assim, esse período deveria continuar contando para efeito de pagamento de horas extras como pedia o trabalhador. Ainda cabe recurso por parte da defesa.


      Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

      Dicas para profissionais:
    • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
    • Livros sobre Ginástica Laboral
    • Curso online de Pilates Laboral
    • Grupo de Whatsapp


    • Ginástica laboral melhora desempenho na hora do trabalho






      Depois de um dia inteiro no trabalho muitas pessoas sentem uma dorzinha na coluna, porém, isso não deve ser encarado como algo normal. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, cerca de 3,5 milhões de pessoas com mais de 18 anos têm ou já tiveram diagnóstico de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) no Brasil. É para evitar esses problemas que existe o profissional especializado na prática da ginástica laboral.

      Por causa de esforços repetitivos ou má postura, o dia a dia de trabalho pode provocar problemas de saúde nos colaboradores de uma empresa, resultando em baixa produtividade e trabalhadores insatisfeitos. A pesquisa Nacional da Saúde também mostrou que 18,5% da população adulta do Brasil tem doenças crônicas na coluna, totalizando cerca de 27 milhões de pessoas. A prática de exercícios no local de trabalho minimiza esses problemas e ainda diminui o estresse.

      Que nunca sentiu uma dor na coluna depois de um dia intenso de trabalho ou já percebeu que a cadeira em que sentava não era ideal para o seu corpo? Segundo a fisioterapeuta, especializada em Ginástica Laboral, Elis Almeida, os exercícios feito pelo especialista trazem uma série de benefícios para o corpo. "A ginástica laboral trabalha com a prevenção de lesões que podem acontecer dependendo da atividade que o profissional exerça. Mas ela também melhora a concentração e auxilia no psicológico, além de deixar a pessoa com mais disposição, motivada e empenhada", explica.

      Mercado de Trabalho da Ginástica Laboral

      Os profissionais de Fisioterapia que são especializados na ginástica laboral estão encontram um mercado repleto de oportunidades. Muitas empresas passaram a perceber o valor dessa prática e investem em programas de exercícios físicos corporativos com o objetivo de melhorar a performance produtiva dos trabalhadores.

      A área da ginástica laboral segue em ritmo de crescimento. Agora a indústria é o setor que mais precisa desse profissional. Em uma indústria, as pessoas estão muito expostas e mais vulneráveis. Por isso, a necessidade de um fisioterapeuta. As empresas que trabalham com o setor administrativo estão começando a despertar para essa necessidade agora. E é comprovado que a empresa consegue melhorar muito a sua produtividade se os seus profissionais fazem os exercícios da ginástica laboral.

      Tipos de ginástica laboral:

      Ginástica laboral preparatória – É realizada no início da jornada de trabalho. Ativa fisiologicamente o organismo, prepara para o trabalho físico e melhora o nível de concentração e disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a frequência cardíaca.

      Ginástica laboral compensatória –Tem o objetivo de melhorar a circulação com a retirada de resíduos metabólicos, modificar a postura no trabalho, reabastecer os depósitos de glicogênio e prevenir a fadiga muscular.

      Ginástica laboral de relaxamento – Realizada ao final da jornada de trabalho, tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no ambiente corporativo e em casa.

      Ginástica laboral corretiva – A sua finalidade é estabelecer o antagonismo muscular, utilizando exercícios que visam fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados, destinando-se ao indivíduo portador de deficiência morfológica, não patológica, sendo aplicada a um grupo reduzido de pessoas.


      Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

      Dicas para profissionais:
    • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
    • Livros sobre Ginástica Laboral
    • Curso online de Pilates Laboral
    • Grupo de Whatsapp