quarta-feira, 18 de outubro de 2017

4 dinâmicas para aplicar na Ginástica Laboral





Fazer pausas durante o trabalho, principalmente para quem fica muito tempo sentado e usando o computador, é essencial para evitar dores e até lesões. Mas aquela ginástica laboral que muitos acham monótona está ganhando um toque de diversão.

Veja 4 exemplos de atividade de Ginástica Laboral

1 – Em dupla um de frente para o outro, pedir que imaginem estar em frente a um esperlho. Hora um é o espelho, hora o outro. E assim um tem que imitar o que o outro está fazendo.

Você vai dando o comando. Não tirem o olhar um do outro (TRABALHAR CONCENTRAÇÃO, NOÇÃO ESPACIAL, entre outros…)

Pode mudar a dupla se quiser.

2 – Esse é legal fazer em um grupo que já convive a um pouco de tempo.

Pedir que caminhem pela sala de olhos fechados. E ao sinal ou quando a música parar, tentem pegar o primeiro que estiver na sua frente. E, ainda de olhos fechados, tentar descobrir quem é a pessoa, através de detalhes.

Depois, em um grande círculo, dizer como descobriu que era a pessoa.

3 – Pedir que as duplas fiquem de frente um para o outro (pode ser em pé ou sentado), e que falem ao mesmo tempo, trocando informações sobre eles mesmos, mas o principal é que os dois de cada dupla falem juntos.

No final, peça para que cada um comente um pouco sobre o que o outro disse. Muito engraçado! Com certeza ninguém vai saber dizer, pois estavam tão preocupados em dizer tudo mais rápido e mais alto que não prestaram a atenção nos outros.

Muito bom para comentar sobre a importância de se escutar mais do que falar.

4 – Com bolinhas de tênis!

Peço que fiquem em dupla, um de frente para o outro.

Cada um com 2 bolinhas de tênis (uma em acda mão) e peço troquem entre sim. Hora com uma mão, hora com outra. Em um sentido e no outro. Enfim, você vai dando as variações.

Muito legal para desenvolver coordenação motora fina, noção espaço-temporal, óculo-manual, visão periférica, entre outros…

Conheça esse Guia Prático de Ginástica Laboral



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quarta-feira, 26 de julho de 2017

    Dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil





    Os últimos dados do Ministério do Trabalho (2016) apontam que as dores nas costas seguidas de fraturas e lesões nas pernas e nas mãos são as três doenças que mais afastam trabalhadores no Brasil. 

    Ainda de acordo com o levantamento, entre as cinco funções que mais afastam estão: em primeiro lugar, o serviço público; em segundo, o comércio varejista (em especial os supermercados); em terceiro, funções hospitalares, seguidos da construção civil e transporte rodoviário de cargas. 

    Como podemos perceber não são as atividades pesadas que mais lesionam empregados. A dorsalgia acomete principalmente quem trabalha sentado, por muitas horas na mesma posição e/ou realizando esforços repetitivos.

    Com o objetivo de prevenir doenças desse tipo e melhorar a saúde e a qualidade de vida dos seus colaboradores, muitas empresas aderem à ginástica laboral e alongamentos para as áreas do corpo que são utilizadas para executar as tarefas. 

    Não há nenhuma norma regulamentadora que trate diretamente dessas ações, mas a NR 17, da ergonomia, estabelece as condições de trabalho ideais para cada atividade, de acordo com cada função. E, cabe ao responsável por emitir o laudo ergonômico, incluir na Análise Ergonômica do Trabalho as pausas necessárias e indicar a realização de exercícios laborais que previnam lesões e doenças, a ginástica laboral é uma delas.

    Os exercícios realizados coletivamente no próprio local de trabalho, com sessões de cinco, 10 ou 15 minutos têm como principais objetivos a prevenção das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho) e a diminuição do estresse, através dos exercícios de alongamento e de relaxamento.

    Principais motivos de afastamento e número de afastamentos por patologia (Ministério do Trabalho - 2016)

    ·         Dorsalgia 116.371 

    ·         Fratura da perna, incluindo tornozelo 108.727 

    ·         Fratura do punho e da mão 93.507

    ·         Fratura do antebraço 74.322 

    ·         Fratura do pé (exceto do tornozelo) 70.383


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sexta-feira, 21 de julho de 2017

    Alongamento na Ginástica Laboral






    Alongar o corpo é fundamental para qualquer trabalhador que passa grande parte do dia sentado ou em pé. Muitas das dores que sentimos ao fim de um longo dia podem ser causadas por má postura. Pelo menos, acabar com isso é fácil: basta se alongar!

    Esse hábito deveria ser uma prática obrigatória no dia a dia de qualquer pessoa, visto que, seus benefícios vão desde um simples alívio até a prevenção de doenças provocadas por movimentos repetitivos ou expostas a um stress contínuo.

    Curso online de Alongamento Terapêutico
     
    Durante o expediente de trabalho é comum em meio tantas atribuições esquecer a forma correta de se sentar, manter as pernas ao solo, como posicionar o mouse e o teclado do computador, entre outros objetos do ambiente laboral. Além de cansativo, não corrigir a postura e permanecer estático por períodos longos acarreta em lesões como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho).
     
    Para cada incomodo e dor que o sujeito sentir é necessário dar uma pausa e realizar alongamentos específicos para a região afetada. Desta maneira, aliviar a dor ajuda o indivíduo durante seu expediente, trazendo benefícios como uma melhor concentração, pois não vai estar preocupado com a dor, ativação da circulação sanguínea evitando o formigamento dos membros superior e inferior e dormências, descomprime as articulações, oxigenação do cérebro, reduz o stress e a fadiga muscular durante o período de trabalho, entre outros.

    A eficácia desse hábito popularizou a chamada ginástica laboral. Empresas contratam um profissional para que seus funcionários façam uma série de alongamentos no meio do expediente.

    Os profissionais em fisioterapia poderão atualizar o conhecimento, a respeito dos princípios gerais que envolvem os conhecimentos teóricos da técnica de Alongamento Terapêutico, procurando trabalhar melhor com o ser humano de uma forma integral, aprimorando os conceitos do alongamento, visando à melhoria da saúde e qualidade de vida.


     

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 17 de julho de 2017

    Saiba mais sobre a Ginástica Laboral Compensatória






    É fundamental que as empresas se preocupem com a saúde física e mental de seus funcionários e apostem na ginástica laboral como uma solução para minimizar os danos ao bem-estar do colaborador.

    Quando o funcionário sente uma dor na musculatura porque se esforçou de maneira inadequada. Justamente para evitar esse desconforto é usada a ginástica laboral compensatória durante o expediente de trabalho.

    Com exercícios de alongamento, respiração e postura, essa ginástica alivia eventual tensão muscular do funcionário. Este não vai precisar se ausentar do trabalho quando sofrer algum esforço excessivo, uma vez que essa ginástica ajuda neste quesito.

    Esta Ginástica é praticada durante a jornada de trabalho, junto às máquinas, eventualmente no refeitório ou num espaço livre, de conformidade com o tipo de trabalho, por um breve um tempo de 10 a 15 min.

    Devido ao auto índice de acidentes no trabalho, que ocorrem com operários durante sua longa jornada de serviço, decorrentes da fadiga muscular e fadiga residual, surgiu a necessidade de se desenvolver um programa especial de atividades físicas As atividades previstas devem ser aplicadas durante o horário de trabalho preferencialmente no horário de maior ocorrência de acidentes, com o objetivo de diminuir o número destes, bem como promover a educação para a saúde no trabalho e uma maior produtividade industrial.

    Os exercícios programados devem buscar a contração muscular antagonista daquela exigida durante o trabalho, provocando assim um alongamento e relaxamento desta. Quando as atividades de trabalho forem unilaterais, deve-se praticar também exercícios de compensação para o lado menos solicitado.

    Material: Laboral School - Escola Avançada de Ginástica Laboral

    Material: Aulas Ginástica Laboral - Guia Prático



    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sexta-feira, 23 de junho de 2017

    Material: Laboral School - Escola Avançada de Ginástica Laboral






    A Laboral School é a Escola Avançada de Ginástica Laboral, um programa online completo de formação em Ginástica Laboral onde estudantes e profissionais de Educação física e fisioterapia podem se capacitar para aumentar os seus resultados na área de Ginástica Laboral.

    Neste programa, o Professor Alessandro Gonçalves a partir de sua larga experiência profissional, conduz os alunos ao desenvolvimento profissional no campo da saúde e qualidade de vida empresarial.

    Conteúdo Programático

    - Avaliações nas empresas clientes;
    -Planejamento eficiente de programas de Ginástica Laboral;
    -Mensuração de resultados;
    -Montagem de planos de aulas;
    -Fisiologia do trabalho e da lesão;
    -Oficina de Exercícios;
    -Biblioteca de artigos científicos;
    -Biblioteca de materiais (Projetos, contratos, planilhas e etc...)
    E mais 3 bônus especiais:
    Curso Corrida trilhas e Montanhas
    Treinamento funcional Online
    Curso Online Fisiologia aplicada ao treinamento físico.

    Clique na imagem para saber o valor do investimento e formas de aquisição.

    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por Satelite Virtual

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • Material - Massagem: prevenção & cura






    Para você que está procurando um curso de massagem online, está é uma oportunidade excelente, tanto para novatos quanto para aqueles que já possuem alguma experiência na área.

    Este curso foi idealizado para que você aprenda as quatro técnicas principais de massagem - Shiatsu, Drenagem Linfática, Reflexologia, Anti-Stress (Relaxante) - e para que possa fazer um bom atendimento terapêutico posteriormente.

    O curso é constituído de um ebook, com todas as informações teóricas básicas sobre massagem e a descrição detalhada das sequências de movimentos das técnicas através de vídeo-aulas explicativas.

    Com a leitura do ebook e vivência prática mínima de 30hs por técnica, a pessoa será capaz de fazer massagens profissionalmente, estabelecendo assim o seu próprio negócio.

    Este é um curso absolutamente único: 4 em 1!

    Você também irá receber as "Top10 Dicas de Massagem" e terá suporte online via chat privado com a autora sempre que precisar.

    Clique na imagem para saber o valor do investimento e formas de aquisição.

    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por Elaine De Maria

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 19 de junho de 2017

    Material: Curso de Ginástica Laboral - Teoria e Prática







    Ginástica Laboral - Teoria e Prática - 100% ON LINE

    Pioneiro na EAD, o curso é uma exelente oportunidade para os profissionais que desejam incrementar seus conhecimentos na área de Ginástica Laboral.

    Além do repertório de informações disponibilizadas no curso, a grande vantagem é que o mesmo é oferecido na modalidade online o que permite ao participante a possibilidade de assistir quando e onde quiser.



    Informações Gerais:
    • 12 horas de curso
    • Biblioteca virtual com artigos científicos
    • Certificado de conclusão
    • Forúm de discussão
    • 3 professores

    Clique na imagem e saiba o valor do investimento e forma de pagamento.


    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por Satelite Virtual

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sábado, 17 de junho de 2017

    Material: Aulas Ginástica Laboral - Guia Prático






    A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.

    Tanto o profissional de Educação Física quanto o Fisioterapeuta pode trabalhar com a Ginástica Laboral.

    Esse ebook traz aulas de lúdicas e de massagem para ginástica laboral, com o objetivo de auxiliar profissionais a inovar suas aulas.

    As aulas podem ser aplicadas tanto no setor administrativo quanto no setor fabril.

    O valor é R$ 7,00 e vale a pena por causa da abordagem efetuada neste guia. Você pode adquiri-lo ao clicar na imagem abaixo e será, tenho certeza, de grande valia para a sua vida profissional.


    https://pay.hotmart.com/F5036578Y?_ga=2.168236385.1998809845.1497560324-1943412263.1470137209


    Informações sobre o Produto:

    Página de Venda do Produto
    Página para pagamento do produto
    Criado por  Juliana Moreli Barreto



    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sexta-feira, 2 de junho de 2017

    3 momentos para a aplicação da Ginástica Laboral






    A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.  Os exercícios trabalham o fortalecimento do sistema osteomuscular e ainda proporcionam benefícios fisiológicos, relacionados ao sistema cardíaco e respiratório.

    A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza. Ela pode ocorrer em três momentos da jornada de trabalho.

    Conheça o mini-curso de Ginástica Laboral

    Quando realizados no início da jornada de trabalho, os exercícios promovem um aquecimento dos grupos musculares que irão ser solicitados durante a execução das tarefas laborais. Assim, o colaborador desperta e tem mais disposição para enfrentar a jornada de trabalho.

    Já quando a prática é realizada no meio da rotina laboral, ela interrompe a monotonia operacional e os exercícios fazem a compensação aos esforços repetitivos. Desse modo, os vícios posturais negativos são evitados e há uma melhora na circulação sanguínea, pois acontece a retirada de resíduos metabólicos.

    Ao fim do expediente, a ginástica laboral ajuda a oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias, minimizando a fadiga, liberando as tensões acumuladas durante o dia, reduzindo o estresse e evitando o acúmulo de ácido lático, o que previne as possíveis instalações de lesões.

    O profissional que trabalha com a ginástica laboral vai elaborar suas atividades de acordo com o momento que a empresa disponibiliza para a sua atuação.  O mini-curso de Ginástica Laboral traz dois videos e conteúdo teórico para sustentar a atuação do profissional.

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quinta-feira, 25 de maio de 2017

    Saiba como trabalhar com Ginástica laboral em Empresas






    A Ginástica Laboral é uma ótima ferramenta para profissionais da área de Saúde trabalhar dentro de empresas, fábricas e etc.

    Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando. Ela é programada para ser realizada no próprio posto de trabalho, sem com que haja a locomoção dos colaboradores para um outro espaço físico e interferência na produção

    Na ginástica preventiva, ela busca trabalhar em duas frentes: os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos. O objetivo é melhorar a resistência cardiovascular e respiratória com exercícios que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio e energia pelo corpo. Além disso, ela queima bastante calorias. Isso ajuda os colaboradores com excesso de peso a melhorar sua autoestima. A perda de peso é essencial também para diminuir a resistência periférica à insulina, prevenindo o risco de diabetes mellitus tipo II, agravada pelo excesso de tecido adiposo.

    Já na ginástica corretiva, busca-se otimizar a ergonomia do trabalho, contrabalanceando os efeitos negativos de determinadas atividades. Por exemplo, em trabalhos com muito carregamento de peso, o músculo bíceps recebe trabalho muito maior do que seu antagonista, o tríceps.Com o tempo, o trabalhador pode enfrentar muita dor muscular e, também, problemas articulares. A ginástica corretiva, nesse caso, buscaria fortalecer o tríceps para contrabalancear os efeitos da flexão de braço sobre a articulação do cotovelo.

    Além disso, outra atividade muito importante é alongar os músculos que se tornaram encurtados devido a uma rotina de escritório. Os colaboradores passam muito tempo sentados e inativos, encurtando a sua musculatura dos membros inferiores.

    Você quer trabalhar com Ginástica Laboral e não sabe como começar? Eu aconselho o mini-curso de Ginástica Laboral da área Digital do nosso site. Não é um curso caro, nem longo mas dá para você ter conhecimento da ação do profissional dentro da empresa, além de ter conteúdo ara estudar sobre o assunto.

    Clique abaixo e saiba mais:


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quarta-feira, 24 de maio de 2017

    Ginástica no trabalho é alternativa para reduzir dores e motivar equipe




     
    Ginástica no trabalho é alternativa para reduzir dores e motivar equipe  

    É comum em algumas empresas que os funcionários passem horas na mesma posição, sentados em frente a um computador ou em pé e isso pode causar dores físicas em várias partes do corpo.

    A ginástica laboral é uma série de atividades leves que podem ser feitas no ambiente de trabalho por um profissional de fisioterapia ou educação física com o objetivo de diminuir as dores musculares, aumentar a motivação dos funcionários e o engajamento da equipe.

    É um conceito hoje que a gente vê na educação física muito amplo, porque tem o âmbito só da educação física e tem outros âmbitos que é colocado em outras vertentes como a fisioterapia e outras da área da saúde de pode ser aplicado. Mas, falando em educação física ela prepara o indivíduo para o dia de trabalho, avalia a postura, tenta evitar a lesões que o trabalho pode vir causar. Além de que, a ginástica pode vir a qualquer hora do dia diversos tipos de fins.

    Atividades de ginástica laboral produzidas dentro das empresas podem ser praticadas fora do trabalho e que são o pontapé inicial para que os funcionários comecem a levar uma vida mais saudável e pratiquem outros exercícios físicos.

    Livre de vírus. www.avg.com.

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 24 de abril de 2017

    Terapia Ocupacional na Empresa







    O mundo do trabalho tem sofrido mudanças nos últimos anos, com a introdução de novas tecnologias, a aceleração do ritmo de trabalho, mudanças na organização do modo de produção. Entretanto à atenção à saúde dos trabalhadores tem se mostrado cada vez mais despercebidas, estando relacionada ao aparecimento das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho.

    O manuseio de cargas é responsável pela maioria dos traumas musculares
    entre os trabalhadores, ocorrendo com mais freqüência a lombalgia. Para se ter uma ideia da sua importância clínico-epidemiólogica, cerca de 80% das pessoas
    apresentam dores lombares ao longo da vida, e a lombalgia é a maior causa de
    incapacidade de curta e longa duração entre os trabalhadores.

    O objeto de atenção da Terapia Ocupacional é conhecer o trabalhador no
    exercício de sua profissão atividade humana/trabalho - para compreender e
    analisar as atividades e a relação com o seu trabalho e vice-versa, pelos aspectos físicos, cognitivos, psíquico e social, a fim de se transformar o trabalho.

    O objetivo da Terapia Ocupacional em empresas é promover a saúde, o
    sentido e o prazer do trabalhador ao realizar o seu trabalho, tornando-o mais ativo no processo de compreensão dos fatores que podem levar ao adoecimento pelo exercício da profissão e no processo de desenvolvimento da sua saúde física, cognitiva, psíquica e social.

    A norma regulamentadora da ergonomia NR-1 7 do Ministério do Trabalho em
    2 seu item 1 7.2, sub-item 1 7.2.3 diz que: todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalhos que deverá utilizar com vistas a salvaguardar a saúde e prevenir acidentes.

    A Ergonomia e a Terapia Ocupacional na área da Saúde e Trabalho estudam
    e analisam as questões e contradições individuais e coletivas do mundo do trabalho, incluindo o processo de adoecimento pelo trabalho, com objetivo criar outras proposições, viabilizando a aplicação técnica de vários conhecimentos, oferecendo soluções coerentes com as exigências da saúde dos trabalhadores e da produção. Ambas têm como compromisso analisar o mundo do trabalho e a atividade laboral.


    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 13 de março de 2017

    Tipos de exercicios utilizados na Ginástica Laboral




    Ginástica laboral: 5 benefícios no ambiente de trabalho


    A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.

    Os exercícios aplicados aos trabalhadores dependem do tipo de esforço a que estão condicionados. Em um local onde o funcionário carrega bastante peso, como em uma fábrica, o maior número de lesões é por distensões musculares. Nesse tipo de empresa, a ginástica é mais voltada para o aquecimento.

    Para esses profissionais, os exercícios devem ser mais dinâmicos, pois buscam aquecer as articulações e a musculatura, como o polichinelo.

    Já para quem está condicionado a uma sobrecarga mais estática, como quem trabalha em escritório, o fisioterapeuta afirma que os exercícios devem ser de alongamento, estimulando mãos, braços, ombros e coluna cervical.

    Quanta à duração, é senso comum que  três vezes por semana é uma média ideal. Realizada apenas uma vez por semana, a atividade passa a ser contraproducente. Se o empregador quer apenas uma vez, é preferível que leve uma pessoa para fazer uma massagem rápida. Vai ser mais aceito pelos funcionários e terá um efeito muito maior.

    Cada alongamento deve ter entre 10 e 15 segundos, uma vez que o objetivo dos exercícios não é aumentar a flexibilidade do músculo, mas sim “distensionar” a musculatura.
    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

    Ginástica Laboral trabalha reeducação postural e alivia o estresse




    Ginástica Laboral – AGS Advogados

    O dia-a-dia no trabalho de grande parte da população é caracterizado por extremo desgaste físico e mental. Algumas profissões exigem do funcionário horas sentado em frente ao computador, por exemplo, e o cuidado com a postura quase nunca é prioridade. Vícios posturais podem ser responsáveis pelo surgimento de diversas complicações e até doenças crônicas que afetam, sobretudo, a coluna do indivíduo.

    Ficar horas e horas sentado ou de pé no trabalho sem fazer nenhum tipo de alongamento pode acarretar em sérios problemas de saúde. As empresas que prezam a saúde do colaborador oferecem a ginástica laboral que é realizada em um curto espaço de tempo durante o horário do expediente.

    A ginástica laboral pode ser entendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, focando a redução e prevenção de problemas ocupacionais, por meio de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.

    Vários benefícios podem ser obtidos com a prática da ginástica laboral como trabalhar a reeducação postural, aliviar o estresse, diminuir o sedentarismo, aumentar o ânimo para o trabalho, sem contar que melhora o desempenho profissional, prevenindo o colaborador de doenças e lesões por traumas cumulativos.
    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

    Exercicios de alongamento no trabalho. E não se estresse!




    IPMJP - Saúde - Ginástica Laboral

    Começar bem o dia faz toda a diferença na rotina - e ajuda a amenizar aquela vontade de pular no pescoço do chefe em pleno acesso de raiva. Assim, ao chegar ao escritório, reserve alguns minutinhos para realizar uma série de alongamento express. Pode apostar que vai iniciar a jornada mais disposta e revigorada. São apenas seis exercícios, que você também deve fazer ao final do expediente, para soltar os pontos mais tensionados e doloridos. Além das emoções, a má postura e a repetição de movimentos têm uma parcela de culpa quando aparece uma dor nas costas, no pescoço ou nos ombros - regiões campeãs no acúmulo de tensão.

    Pescoço
    Coloque a mão direita sobre o lado esquerdo da cabeça. Puxe a cabeça para o lado direito, como se fosse encostar a orelha no ombro. Alongue o outro lado mantendo o ombro esquerdo relaxado e para baixo. Em seguida, repita com o outro lado.
    Ombro
    Estenda o braço esquerdo e eleve-o na altura do ombro. Segure o cotovelo esquerdo com a mão direita e puxe o braço para o lado direito levando o cotovelo esquerdo em direção ao ombro direito. Em seguida, repita com o outro lado.
    Peito, braços e ombros
    Com as costas retas e apoiadas no encosto, leve os braços para trás. Entrelace os dedos e estenda bem os braços, afastando-os do encosto o máximo que conseguir.
    Glúteos
    Com as costas retas, cruze a perna direita sobre a esquerda. Entrelace os dedos e puxe o joelho direito em direção ao tronco, sem tirar as costas do encosto. Em seguida, repita com o outro lado.
    Coluna Lombar
    Com as costas retas, abaixe o tronco levando o peito em direção às coxas. Empurre o umbigo em direção às costas e abrace as coxas colocando as mãos por trás dos joelhos. Deixe os pés bem firmes no chão e relaxe a cabeça.
    Posterior de Coxa
    Com as costas bem apoiadas no encosto, eleve a perna esquerda estendida, sem travar o joelho. Mantenha a ponta do pé apontada para cima. Em seguida, repita com o outro lado.



    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

    Ginástica Laboral no Telemarketing





    Ginástica laboral: 5 benefícios no ambiente de trabalho

    A ginástica laboral tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo do trabalhador e aumentar o seu desempenho na empresa. É uma atividade que deve ser orientada por um profissional de Educação Física, conforme dizem os projetos de Lei nº 6213/05 e 317/07 que estão em trâmite no Congresso Nacional, obrigando empresas públicas e privadas a desenvolverem ginástica laboral orientada por um profissional de Educação Física. Este profissional tem por objetivo desenvolver seqüências de exercícios que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes, com o objetivo de reeducar a postura dos funcionários em sua posição de atendimento, diminuindo dores e cansaços em regiões onde a tensão muscular fica acumulada pela postura no uso dos materiais designados para sua função. As pessoas podem executar os exercícios por livre e espontânea vontade. Ela é uma alternativa de menor investimento para as empresas e que proporciona uma oportunidade para muitos trabalhadores vivenciarem a atividade física.

    A ginástica laboral pode ser classificada em ginástica preparatória, compensatória e relaxamento (LIMA, 2004).

    A ginástica laboral preparatória é executada sempre no início da jornada de trabalho do funcionário e tem duração de 5 a 15 minutos. Ela faz com que a circulação sangüínea aumente e ocorra uma melhor lubrificação e aumento das viscosidades das articulações e tendões. Longen (2004) explica que a Ginástica Laboral Preparatória é a execução de exercícios físicos preventivos e terapêuticos dentro do local de trabalho e que serve para aquecer a musculatura e as articulações que serão utilizadas. Diz, ainda, que a ginástica atua sobre as sinergias musculares antagônicas que são utilizadas nesse tipo de trabalho, proporcionando o equilíbrio funcional, a compensação e a recuperação ativa do funcionário; ela irá relaxar os músculos e prevenir fadiga causada pelo tipo de trabalho executado, além de melhorar a postura corporal.

    A ginástica compensatória é executada no meio da jornada de trabalho, com duração de 5 a 15 minutos. O objetivo dessa ginástica "é o de compensar os músculos que foram trabalhados em excesso, durante a atividade diária, além de interromper a monotonia operacional" (LIMA, 2004, p. 20). Martins (2005)ressalta que a pausa no desempenho do trabalho repetitivo é fundamental para que haja a manutenção do ritmo produtivo do trabalhador.

    A ginástica de relaxamento é executada no final do expediente e pode ter duração de 15 a 30 minutos. Ela é baseada em exercícios de alongamentos relaxantes para oxigenar as musculaturas envolvidas no trabalho diário.

    Uma breve história da ginástica laboral

    Os primeiros registros sobre a ginástica laboral são da Polônia, por volta de 1925, onde funcionários de empresas se exercitavam em suas pausas particulares. Em 1928, o Japão e paises da Europa (França, Bélgica, Suécia e Bulgária), além da antiga URSS, já estavam utilizando a ginástica laboral. No Brasil, em 1973, a FEEVALE e sua escola de Educação Física elaboraram o projeto "Educação Física Compensatória e Recreação". Em 1978, ela e o SESI elaboraram e implantaram o projeto "Ginástica Laboral Compensatória e Recreação". (LIMA, 2004).

    A importância da ginástica laboral

    A ginástica laboral é realizada para prevenção de doenças e para o bem-estar dos funcionários. É necessária na prevenção da saúde do trabalhador e pode ser feita no ambiente de trabalho.

    Leia mais clicando aqui
    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

    Ginástica no trabalho previne lesões e motiva funcionários




    Osteopatia Curitiba – Cabral Natação

    A primeira vez que escutei falar de Ginástica Laboral foi por uma amiga de faculdade. E na primeira vez que vi uma aula pensei: isso deve motivar os funcionários.

    Sim, são dez ou doze minutos "roubados" ao horário de trabalho que previnem lesões e motivam os trabalhadores: a ginástica laboral ajuda tanto operários fabris como quem trabalha em escritório.

    A quebra da rotina traz benefícios físicos e psicológicos. A animação das aulas  e a mudança na rotina provocada pela chegada do professor, juntaram-se os benefícios físicos para quem desempenha tarefas repetitivas com peças pequenas.

    Se antes chegavam ao fim do dia com dores nas costas e nos ombros, com as aulas conseguem sentir um alívio e parecem sentir-se mais leves. Além disso, acaba sendo um momento em que as pessoas estão se movimentando e a prevenindo possíveis lesões através de momentos lúdicos.

    Os programas de Ginástica Laboral em empresas variam e dependem de uma avaliação inicial ao tipo de trabalho e condição física dos funcionários, mas consistem sobretudo em aulas de dez a doze minutos, normalmente duas vezes por semana.  Não é necessário nenhum tipo de equipamento especial, as aulas são uma interrupção na rotina de trabalho que pode fazer toda a diferença. 

    No trabalho fabril, a ginástica laboral pode ajudar a prevenir lesões relacionadas com a coluna lombar, como hérnias, escolioses e tendinites. Já no trabalho com computador, onde as lesões mais comuns que podem ser evitadas são essencialmente tendinites nos pulsos, dedos, cotovelos e a síndrome do túnel carpal. 

    Há ainda as dores crônicas que não chegam a ser lesões,, frequentemente na zona do pescoço e na parte superior das costas, que alguns minutos de ginástica ajudam a aliviar. 


    Muitas vezes, é dificil medir se a produtividade aumentou. Mas a motivação, com certeza, é maior depois das aulas de Ginástica Laboral.

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp