quarta-feira, 26 de julho de 2017

Dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil





Os últimos dados do Ministério do Trabalho (2016) apontam que as dores nas costas seguidas de fraturas e lesões nas pernas e nas mãos são as três doenças que mais afastam trabalhadores no Brasil. 

Ainda de acordo com o levantamento, entre as cinco funções que mais afastam estão: em primeiro lugar, o serviço público; em segundo, o comércio varejista (em especial os supermercados); em terceiro, funções hospitalares, seguidos da construção civil e transporte rodoviário de cargas. 

Como podemos perceber não são as atividades pesadas que mais lesionam empregados. A dorsalgia acomete principalmente quem trabalha sentado, por muitas horas na mesma posição e/ou realizando esforços repetitivos.

Com o objetivo de prevenir doenças desse tipo e melhorar a saúde e a qualidade de vida dos seus colaboradores, muitas empresas aderem à ginástica laboral e alongamentos para as áreas do corpo que são utilizadas para executar as tarefas. 

Não há nenhuma norma regulamentadora que trate diretamente dessas ações, mas a NR 17, da ergonomia, estabelece as condições de trabalho ideais para cada atividade, de acordo com cada função. E, cabe ao responsável por emitir o laudo ergonômico, incluir na Análise Ergonômica do Trabalho as pausas necessárias e indicar a realização de exercícios laborais que previnam lesões e doenças, a ginástica laboral é uma delas.

Os exercícios realizados coletivamente no próprio local de trabalho, com sessões de cinco, 10 ou 15 minutos têm como principais objetivos a prevenção das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho) e a diminuição do estresse, através dos exercícios de alongamento e de relaxamento.

Principais motivos de afastamento e número de afastamentos por patologia (Ministério do Trabalho - 2016)

·         Dorsalgia 116.371 

·         Fratura da perna, incluindo tornozelo 108.727 

·         Fratura do punho e da mão 93.507

·         Fratura do antebraço 74.322 

·         Fratura do pé (exceto do tornozelo) 70.383


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • sexta-feira, 21 de julho de 2017

    Alongamento na Ginástica Laboral






    Alongar o corpo é fundamental para qualquer trabalhador que passa grande parte do dia sentado ou em pé. Muitas das dores que sentimos ao fim de um longo dia podem ser causadas por má postura. Pelo menos, acabar com isso é fácil: basta se alongar!

    Esse hábito deveria ser uma prática obrigatória no dia a dia de qualquer pessoa, visto que, seus benefícios vão desde um simples alívio até a prevenção de doenças provocadas por movimentos repetitivos ou expostas a um stress contínuo.

    Curso online de Alongamento Terapêutico
     
    Durante o expediente de trabalho é comum em meio tantas atribuições esquecer a forma correta de se sentar, manter as pernas ao solo, como posicionar o mouse e o teclado do computador, entre outros objetos do ambiente laboral. Além de cansativo, não corrigir a postura e permanecer estático por períodos longos acarreta em lesões como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho).
     
    Para cada incomodo e dor que o sujeito sentir é necessário dar uma pausa e realizar alongamentos específicos para a região afetada. Desta maneira, aliviar a dor ajuda o indivíduo durante seu expediente, trazendo benefícios como uma melhor concentração, pois não vai estar preocupado com a dor, ativação da circulação sanguínea evitando o formigamento dos membros superior e inferior e dormências, descomprime as articulações, oxigenação do cérebro, reduz o stress e a fadiga muscular durante o período de trabalho, entre outros.

    A eficácia desse hábito popularizou a chamada ginástica laboral. Empresas contratam um profissional para que seus funcionários façam uma série de alongamentos no meio do expediente.

    Os profissionais em fisioterapia poderão atualizar o conhecimento, a respeito dos princípios gerais que envolvem os conhecimentos teóricos da técnica de Alongamento Terapêutico, procurando trabalhar melhor com o ser humano de uma forma integral, aprimorando os conceitos do alongamento, visando à melhoria da saúde e qualidade de vida.


     

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 17 de julho de 2017

    Saiba mais sobre a Ginástica Laboral Compensatória






    É fundamental que as empresas se preocupem com a saúde física e mental de seus funcionários e apostem na ginástica laboral como uma solução para minimizar os danos ao bem-estar do colaborador.

    Quando o funcionário sente uma dor na musculatura porque se esforçou de maneira inadequada. Justamente para evitar esse desconforto é usada a ginástica laboral compensatória durante o expediente de trabalho.

    Com exercícios de alongamento, respiração e postura, essa ginástica alivia eventual tensão muscular do funcionário. Este não vai precisar se ausentar do trabalho quando sofrer algum esforço excessivo, uma vez que essa ginástica ajuda neste quesito.

    Esta Ginástica é praticada durante a jornada de trabalho, junto às máquinas, eventualmente no refeitório ou num espaço livre, de conformidade com o tipo de trabalho, por um breve um tempo de 10 a 15 min.

    Devido ao auto índice de acidentes no trabalho, que ocorrem com operários durante sua longa jornada de serviço, decorrentes da fadiga muscular e fadiga residual, surgiu a necessidade de se desenvolver um programa especial de atividades físicas As atividades previstas devem ser aplicadas durante o horário de trabalho preferencialmente no horário de maior ocorrência de acidentes, com o objetivo de diminuir o número destes, bem como promover a educação para a saúde no trabalho e uma maior produtividade industrial.

    Os exercícios programados devem buscar a contração muscular antagonista daquela exigida durante o trabalho, provocando assim um alongamento e relaxamento desta. Quando as atividades de trabalho forem unilaterais, deve-se praticar também exercícios de compensação para o lado menos solicitado.

    Material: Laboral School - Escola Avançada de Ginástica Laboral

    Material: Aulas Ginástica Laboral - Guia Prático



    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp