Quando deixa cair uma caneta no chão, o que você faz: flexiona os joelhos e agacha ou curva o tronco para alcançá-la? E quando está digitando em seu teclado no escritório, lembra-se de manter a coluna ereta e os cotovelos apoiados? Na correria, é comum esforçar, sem necessidade, certas regiões do corpo. As atividades domésticas e cotidianas submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros. Ficar atento e se policiar são primordiais para manter a elegância sempre. A notícia boa: aplicando algumas orientações simples à forma como nos movimentamos, é possível quebrar os maus hábitos e conquistar uma rotina mais saudável.
Trabalhar em escritórioNão se "esparrame" ao sentar: dessa forma, o pescoço fica sem apoio e o peso do corpo é concentrado na região lombar, gerando dores nos ombros e nas costas. Procure usar uma cadeira com rodinhas e apoio de ombros e que permita a regulagem da altura do assento e do encosto. Os joelhos devem ser dobrados em um ângulo de no máximo 90 graus para não impedir a circulação sanguínea nas pernas. Levantar várias vezes durante o expediente também é essencial para uma boa postura.
DirigirColoque uma almofada sobre o assento para dar suporte à lombar e evitar dores musculares. Alinhe os joelhos com os quadris e apoie o torso contra o encosto do banco, endireitando a coluna ao máximo. Os pés devem alcançar os pedais de forma que os joelhos fiquem levemente flexionados. A distância do volante também permite a livre movimentação dos braços e uma leve dobra dos cotovelos.