terça-feira, 29 de setembro de 2009

Como se fazer uma SIPAT






SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um programa obrigatório, previsto na legislação trabalhista, portaria nº 3114, NR-5, item 5 a 16.

O objetivo é diminuir o afastamento por motivo de saúde e acidentes dos colaboradores (funcionários) realizando uma série de eventos para a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e até mesmo doenças e vícios relaionadas a comportamentos sóciais, como DST's, drogas, bebidas e fumo.

Não há fórmulas que se apliquem a todas as empresas. A CIPA pode lançar mão da experiência de funcionários que já estiveram na produção de outras edições em suas próprias, ou em outras empresas. Trocar informações com CIPA's de empresas do mesmo ramo, ou de empresas parceiras. RH's e fóruns temáticos. Congressos empresariais, encontros e cursos e treinamentos externos também são uma ótima ocasião para colher expriências e informações.

Estabelecer com antecedência (sugerimos um mínimo de seis meses) cada etapa e data de início e conclusão das tarefas para a produção da SIPAT: aprovação orçamentária, pesquisa, temas, cronograma, levantamento de custos e fornecedores (grupo de teatro, som, multimídia, laboral, massagem, impressos, alimentação, brindes, identificação institucional, camistes, etc), comunicados internos, campanhas e concursos internos, reserva de espaços (como auditório, salão, pátio), escala dos colaboradores e sua dispensa para prestigiar os eventos e apresentações, e tudo o mais que se ouder pensar com antecedência com tempo de início e término de conclusão.

ESCOLHA: temas que serão abordados - verificar quais são os principais afastamentos, ou queixas dos funcionários no RH e Ambulatório, ou apontamento nos relatórios mensais, bimestrais , semestrais e anuais relativos a riscos ambientais, comportamentais, mecânicos, entre outros.
TEMAS OBRIGATÓRIOS: são obrigatórios DST'S (AIDS se inclui, apesar de ser transmitido também por outros meios), tabagismo, drogas e Alcoolismo.

DECIDIR COMO OS TEMAS SERÃO ABORDADOS: vídeo, palestra, debates, treinamento, teatro, intervenções...

PLANO DE DIVULGAÇÃO INTERNA: como será divulgada a semana? Jornal, e-mail, intranet, comunicado escrito, recado pelos chefes e encarregados. O ideal é utilizar o maior número de meios possíveis.

ESTÍMULO A PARTICIPAÇÃO: logicamente, a presença dos funcionários na SIPAT não é obrigatória. Algumas empresas lançam mão de "sorteios de brindes" para atrair seus funcionários. O mais eficaz é o convenciomento dos chefes e encarregados, que fazem uma "escala" para que todos participem. Quando o dono, presidente, ou gerente da empresa compreende a importância do evento, ele pode auxiliar no convenciomento dos encarregados e chefes de setor.

TRABALHO INTEGRADO: os colaboradores de cada departamento devem ser esclarecidos sobre a importância de se ter a semana de prevenção de acidentes, além do fato de ser obrigatória. Um empresa que institui a SIPAT, com o passar dos anos, se torna uma empresa com menos afastamento, melhor qualidade de vida, menos acidentes com interrupção da linha e produção. Consequentemente, a empresa terá preços mais competitivos, ganhará mais clientes e os funcionários terão um tempo médio de casa maior, a empresa cresce e os funcionários progridem, o que dará a empresa um perfil mais sério e o estabelecimento dos certificados, como o ISO.

IDENTIFICAÇÃO VISUAL: Cartazes, banners, camisetas para os organizadores, faixas nos principais locais da empresa (refeitório, entradas, pátio, elevadores, escadas, etc.). Também, no(s) dia(s) do vento, um, ou dois banners (ou faixa) de fundo, ou lateral do palco/salão.

MATERIAL DE APOIO: várias empresas oferecem material de apoio aos funcionários conforme temas abordados no dia das atividades. Revistas, manuais, programas informativos. Alguns impressos se pode conseguir gratuitamente com ongs e setores governamentais, principalmente aqueles que falam sobre orientação e prevenção a DST's, drogas, alcoolismo. Como exemplo, pode-se distribuir "camisinhas" no dia do tema específico

DINÂMICA: De acordo com o local disponível para o evento, sua capacidade de receber platéia, divide-se o número de funcionários por sua capacidade para se encontrar quantas apresentações serão feitas de cada tema. Em várias empresas são duas apresentações diárias: uma de manhã e outra a tarde. Assim, os departamentos continuam funcionando.

ATIVIDADES EXTRAS: Além das apresentações informativas, outras atividades são bem requisitadas. Sessões de massagens, avaliação médica e nutricional, ginástica laboral...
Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • segunda-feira, 14 de setembro de 2009

    Telefone no ombro é péssimo para a postura!




    Imagem relacionada

    O alerta vem dos consultores médicos do Jornal Britânico "Neurology". Está comprovado que é perigoso, e até fatal, conversar pelo telefone apoiando o fone no ombro e firmando-o com a cabeça.

    Geralmente tende-se a fazer isso quando precisamos anotar o que o interlocutor está falando. O caso relatado pela publicação científica refere-se a um psiquiatra Francês.

    Demorou-se ele uma hora com o fone preso entre a cabeça e o ombro esquerdo, quando desligou, o psiquiatra sofreu cegueira temporária, sentiu dificuldade em falar e teve derrame cerebral.

    MOTIVO: Um osso minúsculo, mas pontudo, sob a orelha esquerda e atrás do queixo, rompeu os vasos que levam o sangue até o cérebro. Esse rompimento se dá porque a pessoa, sem sentir, vai pressionando cada vez mais a cabeça sobre o fone e, também involuntariamente, vai levantando o ombro.

    Como é uma prática comum este comportamento, principalmente nos escritórios, muitas vezes o problema afeta as pessoas na intensidade citada acima, porém pode causar problemas que vão se acumulando.

    Avise a seus colegas de trabalho, seus amigos e demais de seu convívio para que: EVITEM FALAR AO TELEFONE PRENDENDO-O ENTRE A CABEÇA E O OMBRO.
    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • quinta-feira, 3 de setembro de 2009

    Tipos de Ginástica Laboral





    A preocupação com o bem estar físico e mental não deve se restringir somente em academias, mas também ser explorada em outros ambientes, como o laboral, onde a maioria das pessoas passa a maior parte do dia.

    A aplicação destes programas nas empresas e fábricas se deve ao processo acelerado de industrialização que, nas últimas décadas, valorizou o instrumental, o maquinário e os métodos de produção, fazendo com que o homem trabalhasse num ritmo acima de sua capacidade, acarretando uma série de doenças ocupacionais, como a LER/DORT e o stress.

    A qualidade de vida no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao nível de produção, pois trabalhadores com alterações físicas, com sensação de peso nos ombros, fadiga, dor, redução, na capacidade funcional, perda de controle dos movimentos devido ao uso excessivo ou inadequadas estruturas osteomusculares, não executam suas funções como poderiam e, muitas vezes, precisam ser afastadas, causando prejuízo à saúde do trabalhador e para a empresa.

    A Ginástica Laboral tem o propósito de oferecer melhores condições de trabalho, alem de diminuir o nível de sedentarismo, tornando os funcionários mais saudáveis, dispostos e animados, prevenindo acidentes, exercitando o corpo e tornando a relação com os colegas de trabalho mais produtiva e sadia.

    Os exercícios físicos durante a jornada de trabalho, têm a finalidade de desenvolver e aprimorar as qualidades físicas dos colaboradores, além de desenvolver a consciência corporal.

    Tipos de Ginástica Laboral

    Preparatória - para atividades que exigem esforço físico intenso.

    Ginástica com duração de 10 a 15 minutos, realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como o objetivo principal o corpo do trabalhador, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.

    Compensatória – para atividades que exigem esforço físico repetitivo.


    Ginástica com duração de 5 a 8 minutos, realizada durante a jornada de trabalho para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas inadequadas, solicitadas nos postos operacionais.

    Relaxamento: Ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo as possíveis instalações e lesões.Fazendo com que o mesmo retorne ao seu convívio pessoal descansado e em condições de aproveitar melhor o seu lazer.

    Processo de Implantação: A realização de um projeto piloto é de extrema importância para uma melhor aceitação do trabalho. Será realizado um estudo Dos diversos setores da empresa, horários de início e término da jornada de trabalho, para que possa ser traçado horário e o objetivo da ginástica laboral.

    Projeto Ginástica Laboral: Projeto realizado na própria empresa em todas as suas etapas. São realizadas pequenas pausas de alguns minutos, para exercícios suaves de alongamento, aquecimento, postura e respiração que sob a ótica da profilaxia, são vitais na prevenção dos males que tanto afastam o funcionário de seu posto de trabalho, com a coluna, o DORT/LER, o stress, etc.

    Resultados Obtidos com a Introdução da Ginástica Laboral

    Melhoria do Clima Organizacional

    Diminuição de queixas dolosa e conseqüente procura ambulatorial.

    Diminuição do absenteísmo


    Melhor adaptação ao posto de trabalho

    Melhoria ao atendimento do cliente externo


    Melhoria da condição de saúde geral de todos os funcionários.
    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp