sábado, 21 de fevereiro de 2009

Eficácia da Ginástica laboral








A ginástica laboral é a combinação de atividades físicas do indivíduo no seu ambiente de trabalho, objetivando promover a saúde e a prevenção das possíveis doenças osteomusculares e ligamentares. Os objetivos são diminuir as situações de stress e os acidentes de trabalho, aumentando a produtividade e a melhora do bem-estar geral.

Todo programa de Ginástica Laboral dever ser desenvolvido após avaliação criteriosa de todos fatores do ambiente de trabalho, e individual dos trabalhadores. Por essa razão não existe um modelo de aplicação universal. Geralmente constam do Programa atividades de aquecimento (antes do início do trabalho), exercícios de alongamento (para equilibrar os músculos que ficam em posturas contraídas), relaxamento muscular (que, na realidade, atua no cérebro, para descontrair tensões emocionais), e micropausas (parar de realizar a atividade laborativa, em pequenas frações de tempo, durante a jornada de trabalho). Essas atividades evitam a fadiga crônica, os acidentes e as doenças. As atividades físicas laborais devem ser aplicadas todos os dias da semana, para que dê resultados. Também está incluído no programa de ginástica laboral, a construção de um espaço adequado na fábrica para que o trabalhador possa realizar exercícios, conforme a sua capacidade e vontade. A sofisticação maior se dá com a inclusão de piscinas e campos esportivos. A grande dificuldade é medir a eficácia desses programas para o rendimento da empresa, já que, pessoalmente, os resultados são bons nas primeiras etapas do processo.


R. Elbel e colaboradores, da Universidade de Utah, da cidade de Salt Lake, tentaram medir essa eficácia, aplicando, em 148 ferroviários, essa ginástica laboral, através da teoria cognitiva comportamental. Essa teoria explicada inicialmente aos trabalhadores parte da premissa que deve-se entender o que vai ser realizado, e dá-se a oportunidade aos que não quiserem participar do experimento que desistam. A idia é que as pessoas aprendam isso que vai ser ensinado, e que tentem mudar o seu comportamento para continuar a realizar essa atividade por toda a vida, mas, depois do término do experimento, somente 120 permaneceram até o final. O programa todo foi monitorizado por um programa estatístico, e provas periódicas. Observou-se a formação de 2 grupos: um que recebeu esses informes e mais um treinamento, grupo A, que foi comparado a um grupo de outros profissionais do escritório, com quem só foi feita a preleção.

Depois de avaliar os 2 grupos, observou-se que, em termos de gasto de energia nas tarefas realizadas, nas atividades de todos os dias, e rotineiras houve um aumento, e não redução, de gasto de energia de 3% depois desse preparo, já a atenção com as posturas e desempenho no trabalho estava redobrada. Mas, nas atividades específicas de cada grupo, houve uma redução, não significativa de 5% no grupo A, e de 9%, no grupo B. Os desempenhos no trabalho melhorou no Grupo A (p < 0,002) e no grupo B (p < 0,004). O grupo A manteve essa melhoria com o tempo (p < 0,001). Observou-se que a título pessoal 54% do grupo A, e 24% do grupo B continuaram a realizar os exercícios ensinados com o passar do tempo. O grupo A mostrou-se com mais disposição, e eficácia para o trabalho.

Os autores concluem que esse tipo de atividade, uma espécie de ginástica laboral, tem uma eficiência adequada, porém às vezes difíceis de comprovar em termos estatísticos e preventivos.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • Beneficios para a empresa








    A palavra laboral vem de labor, que significa trabalho. Portanto, esse tipo de ginástica é realizado no ambiente de trabalho. Podemos defini-la como um programa de recuperação e manutenção da qualidade de vida e de promoção do lazer, planejada e aplicada no ambiente de trabalho.

    Cerca de 3,5 milhões de pessoas com mais de 18 anos têm ou já tiveram diagnóstico de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em 2014.

    A Pesquisa Nacional da Saúde, mostrou que 18,5% da população adulta do Brasil é acometida por doenças crônicas na coluna, totalizando cerca de 27 milhões de pessoas.

    Os problemas localizados na região da lombar são muito comuns e por isso, em 2013, verificou-se que a incidência de dores nas costas foi o problema que mais afastou funcionários dos postos de trabalho.

    A prática de exercícios no local de trabalho afasta todos esses problemas citados acima e ainda minimiza o estresse laboral.

    Veja outros benefícios para a Empresa: 

    Redução de custos com faltas e licenciados por doença ocupacional.

    Redução dos acidentes de trabalho.

    Prevenção de LER e DORT.

    Redução de custos com planos de saúde.

    Melhora do ânimo no trabalho.

    Aumento da produtividade.

    Enriquecimento da imagem da empresa perante os clientes, os colaboradores e a sociedade.

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • Por que implantar ginastica laboral na sua empresa?






     

    A vida do homem moderno hoje em dia, o leva cada vez mais a situações de stress, pois seu dia- a dia está voltado a circunstâncias críticas de subsistência, tais como moradia, alimentação, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego.

    Saber administrar este stress é o grande diferencial entre os dirigentes e colaboradores das empresas, levando- se em consideração que comprovadamente a melhoria no nível de qualidade de vida está diretamente relacionada a produtividade.

    Ciente disto, muitas empresas já adotaram a Fisioterapia do Trabalho como uma das ferramentas a serem utilizadas na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e na prevenção de Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforços Repetitivos ( DORT/ LER ).

    O Objetivo geral da Ginástica Laboral ( GL ) é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos.

    Para explicitar os dados acima, o Ministério da Saúde divulgou os seguintes dados após pesquisa:


    Resultados obtidos após implantação da GL em empresas:

    - Produtividade: Aumento de 2 á 5%

    - Acidentes: redução de 20 á 25%

    - Faltas no serviço: redução de 10 á 15%

    Diante destes números pode- se considerar de suma importância a realização de Ginástica Laboral nas empresas, pois esta atua nos seus 15 minutos de duração, em diversas estruturas fisiológicas dos trabalhadores, prevenindo dores e alterações posturais e amenizando dores e reabilitando colaboradores já atingidos pela LER.

    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • O que é Ginástica Laboral






    Ginástica laboral é a prática de atividade física durante a jornada de trabalho, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, objetivando dentre outras coisas manutenção e melhora da saúde física do colaborador.

    Tem como função fortalecer e alongar determinados músculos muito exigidos durante a jornada de trabalho, prevenindo assim problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa.

    Esta Ginástica é de curta duração, por isso não leva o colaborador ao cansaço e nem representa prejuízos a empresa. A Ginástica Laboral contribui para a prevenção e recuperação "doenças do trabalho" (LER e DORT) promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais.
    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp


  • A importância da Ginástica Laboral no trabalho





    A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio
    local de trabalho.

    A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e
    de curta duração.

    O objetivo da GL (Ginástica Laboral) é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:


    - Trabalham a reeducação postural,

    - Aliviam o estresse,

    - Diminuam o sedentarismo;

    - Aumentam o ânimo para o trabalho;

    - Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;

    - Aumentam a integração social;

    - Melhoram o desempenho profissional;

    - Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;

    - Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

    - Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.


    Dentre as lesões mais freqüentes podemos citar:

    - Na coluna cervical: síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico;

    - No ombro: tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso;

    - No cúbito (cotovelo): epicondilites;

    - No punho: tenossinovite dos flexores do punho e dedos, tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel do carpo;

    - Na mão: fascite palmar e miosite dos lumbricais.

    - Outros problemas na coluna como: hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, entre outros.

    - Encurtamentos musculares.

    Para as empresas, a incorporação da Ginástica Laboral pode trazer muitos benefícios como:

    - Redução de faltas dos funcionários;

    - Aumento da produtividade;

    - Redução de quedas;

    - Maior integração da equipe etc.

    Devido à importância da implantação da GL nas empresas resolvemos fazer esta matéria com mais alguns exercícios que podem ser feitos de duas a três vezes por dia e ajudá-los a ter uma qualidade de vida melhor.
    Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

    Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp