Outros posts sobre Saúde

Ginástica Laboral é ferramenta da Fisioterapia no Trabalho






A Fisioterapia do Trabalho surgiu com foco no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças que se relacionam com as atividades laborais. Essa área estuda a recuperação e a manutenção da saúde do colaborador, tal como a promoção da segurança no ambiente de trabalho.

O dia a dia nas empresas pode gerar desgaste mental e físico para o funcionário. Assim, o papel desse fisioterapeuta é propiciar a ele bem-estar tanto na vida profissional quanto na pessoal. O objetivo principal é prevenir lesões: para isso, o profissional da área orienta o trabalhador a como incluir hábitos saudáveis na rotina.

Há várias ferramentas que o fisioterapeuta pode utilizar para o desenvolvimento dos programas e ações de prevenção e de promoção da saúde. A ginástica laboral é uma delas.

Ginástica laboral

São práticas de atividade física, de curta duração, que são oferecidas aos colaboradores durante o seu horário de trabalho. Geralmente são realizados alongamentos, exercícios de respiração e técnicas que promovam o relaxamento das estruturas musculares esqueléticas mais envolvidas nas tarefas de rotina.

Princípios de ergonomia

Essa ciência estuda a relação entre o homem, o trabalho, os equipamentos utilizados e o ambiente. Mas o foco da ergonomia é investigar as ocorrências e propor soluções para os problemas que surgem no ambiente laboral.

Prevenção de lesões ocupacionais

Juntamente à equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta do trabalho atua na promoção da saúde por meio das técnicas de cinesioterapia preparatória e de restauração da saúde.

Tratamento das lesões ocupacionais

Nessa intervenção são utilizadas metodologias preventivas e curativas, como orientação para a reeducação postural, eletroterapia e cinesioterapia, incluindo as bases neurofuncionais do movimento.

Portanto, a ginástica laboral é ferramenta para fisioterapeutas em todas as etapas e objetivos do projeto de levar saúde para funcionários de empresas.




Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário