Outros posts sobre Saúde

A necessidade da Ginástica Laboral






Trabalhar por horas e horas semanalmente podem acarretar em lesões no corpo. Uma forma de prevenir eventuais machucados e de quebra perder algumas calorias de forma divertida é através da ginástica laboral. A prática é comum em empresas ao redor do mundo que viram no método uma forma de diminuir os afastamentos de funcionários e ainda melhorar a produtividade dentro do ambiente de trabalho.

O surgimento dessa vertente da ginástica é antigo e remete a Polônia, em meados da década de 30. Sua popularidade atingiu outros partes do mundo somente nos anos 60, tornando-se inclusive prática obrigatória em escritórios no Japão. Todo esse sucesso é justificado pelos inúmeros benefícios no cotidiano do trabalhador.

Ela é implantada no ambiente de trabalho pra trazer os colaboradores a sair da rotina de trabalho, daquela sequência repetitiva e ser um momento de distração onde a gente possa trabalhar a musculatura, melhorar amplitude, flexibilidade, trabalhar a descompressão da musculatura que eles utilizam muito tempo no trabalho e ativar a que eles poucos usam.

As sessões costumam durar em média de dez a quinze minutos. O ideal é que os exercícios sejam realizados diariamente durante o expediente, porém, nem todas as empresas dispõem desse tempo, o que também não é nenhum problema. Quando as empresas contratam esse serviço, elas encaixam isso na realidade dela e no tempo que elas tem disponível. Isso não significa que se a empresa não consiga ter cinco vezes na semana, não possa fazer.

A aplicação da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional traz reflexos não apenas para o colaborador como também para a empresa como, por exemplo, a diminuição dos índices de falta por motivos de saúde, descontração do ambiente, aumento da produtividade coletiva e o mais importante que é manter a integridade do trabalhador dentro da empresa, evitando assim problemas com o ministério do trabalho.

Manter a saúde mental em dia no espaço de trabalho é fundamental para um bom desempenho das atividades diárias. Por isso, durante a prática da ginástica laboral, outras partes do organismo como o cérebro, devem ser fortalecidas trazendo vantagens para a parte cognitiva do trabalhador. Coloca-se exercícios que trabalham um pouco da coordenação motora, equilíbrio, a parte de sociabilização entre colegas de trabalho, às vezes a gente nem sabe quem tá do nosso lado e a gente tenta trazer isso ao menos uma vez por mês.

Não há restrições de lugares ou profissões específicas a qual a ginástica laboral possa ser recomendada. Frequentemente atribuída ao sedentarismo dos escritórios, porém, são nas fábricas e industriários que a prática vê seu principal alvo.

O profissional que trabalha com Ginástica Laboral foca em quem trabalha com repetição. Locais que trabalham com peças e montagens, é onde se há muitos lesionados, mas isso se aplica a todos ambientes de trabalho. É observado os movimentos utilizados e adequa-se à realidade dele e assim de que forma dar ênfase com um leque de exercícios.

É importante para quem for trabalhar com Ginástica Laboral ter bons conteúdos para estudo. Eu indico o Curso Online de Ginástica Laboral, o Curso online de Ergonomia e o Curso Online de Fisioterapia no Trabalho. Com eles, é certeza de boa preparação para o mercado de trabalho.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário