Outros posts sobre Saúde

Sistema Fiep lança programa inovador de ginástica laboral online para empresas




Sistema Fiep lança programa inovador de ginástica laboral online para empresas

Comum em muitas empresas, as aulas de ginástica laboral com pequenas pausas durante o expediente trazem bons resultados tanto para a saúde, quanto para a produtividade. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, no ano passado foram concedidos mais de 200 mil pedidos de afastamento das atividades profissionais em decorrência de problemas relacionados a LER (Lesão por esforço repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), ocasionadas quando uma pessoa fica na mesma posição por várias horas.

Com o objetivo de inovar nos programas de promoção da saúde através de tecnologias interativas, e também de reduzir despesas com a saúde do trabalhador, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, lançou o Movimente-se+, um programa de ginástica laboral com aulas semipresenciais e online, que utiliza jogos de videogame para estimular os colaboradores.

Pelo programa, os trabalhadores têm aulas diárias (de no máximo 15 minutos) de ginástica laboral. Para isso, a empresa precisa ter um espaço disponível para a atividade, pois o professor passa os exercícios de maneira remota em tempo real, que acontecem ao vivo. No Movimente-se+, 75% das aulas são online e o restante com a presença do professor na empresa para acompanhar as atividades dos alunos.

"Outro diferencial está na utilização de um jogo, com sensor de movimentos que é instalado na sede da empresa. São séries de exercícios de no máximo cinco minutos, que estimulam o interesse pelo programa, de forma gameficada e interativa", explica a coordenadora técnica de Negócios do Sesi, Aline Correa Lima.

Segundo ela, o aluno evolui ao longo do jogo de forma progressiva, pontuando a cada dia. "Além disso, o colaborador também recebe informações sobre saúde, vídeos e podcasts. Tudo pode ser acessado através do aplicativo de celular que, além do conteúdo extra também apresenta monitoramento de passos e de indicadores de alimentação", detalha.

O aplicativo promove ainda uma "competição saudável" entre os colaboradores, pois cada atividade realizada pelo programa conta pontos para as equipes participantes, estimulando a adesão em toda a proposta. As aulas do Movimente-se+ podem ser contratadas por empresas e indústrias de qualquer tamanho e têm uma mensalidade em média 45% mais acessível do que a ginástica laboral tradicional.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário