Outros posts sobre Saúde

5 grandes vantagens da Ginástica Laboral






O trabalho tem um papel importante na vida do homem pois, além de ser fonte do seu sustento, possibilita sentir-se útil, produtivo e valorizado. No entanto, quando realizado sob condições inadequadas, pode ser prejudicial à saúde e causar doenças, levando à inatividade física e ocupacional. Empresas de diferentes setores passaram a investir em atividades que têm como objetivo reduzir os problemas ocupacionais ocasionados pelo excesso de trabalho, como a ginástica laboral.

A ginástica laboral pode ser considerada um programa de melhoria da qualidade de vida no trabalho e também um agente motivador para a mudança no estilo de vida das pessoas. É uma série de exercícios físicos, geralmente alongamentos, de intensidade leve, a serem realizados em um curto período de tempo no ambiente de trabalho.

A seguir, cinco vantagens da ginástica laboral para trabalhadores e empregadores. Confira!

1. Diminuição do stress

A dedicação quase exclusiva ao trabalho é comum. Frequentemente, funcionários muito aplicados deixam de adotar hábitos saudáveis, como alimentar-se na hora certa ou praticar atividades físicas. Este estilo de vida costuma ser altamente estressante.

Assim, ao interromper a rotina de trabalho e dedicar parte do tempo para exercitar-se no ambiente corporativo, o trabalhador sente-se mais feliz. Isto porque, além de vigor e disposição, a prática de exercícios físicos proporciona satisfação e relaxamento.

Durante a ginástica, o organismo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Desta forma, contribui para o bem-estar dos recursos humanos da organização.

2. Aumento da produtividade

A interrupção na jornada de trabalho possui muitas vantagens. Uma delas é o aumento da produtividade. Embora pareça contraditório, a pausa no trabalho contribui para que o funcionário produza mais e melhor.

Deixar as tarefas por alguns minutos e utilizá-los para exercitar o corpo contribui para o aumento da concentração e foco, bem como para o alívio da ansiedade e depressão. Desta forma, ao investir na qualidade de vida do quadro de funcionários, se observa, consequentemente, o aumento natural da produtividade.

3. Redução na incidência de doenças do trabalho

Rotinas de trabalho intenso, despreocupação com a postura, repetição contínua de movimentos ligados à prática profissional e outros problemas podem ter consequências sérias para a saúde do trabalhador.

Dores na coluna, estresse e lesões não são raras dentro das corporações. A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os exemplos mais comuns de doenças típicas do trabalho.

Assim, a ginástica laboral é uma importante aliada do funcionário, já que é composta por alongamentos e exercícios de correção da postura, o que ajuda a educar o corpo e a diminuir a tensão muscular. O resultado é a prevenção das doenças ocupacionais.

4. Melhora do condicionamento físico e autoestima

Proporcionar a realização de atividades físicas dentro da própria empresa, durante a jornada de trabalho, é uma excelente alternativa para reduzir o sedentarismo e incentivar a adoção do hábito de se exercitar.

A prática regular de exercícios físicos possui inúmeras vantagens para o indivíduo: melhora a capacidade cardiovascular, o condicionamento físico, aumenta a disposição e a concentração, diminui dores e estresse e, a partir deste conjunto de benefícios, tem impacto direto na melhora da autoestima e da saúde psicológica.

5. Diminui afastamentos

O inegável impacto positivo da ginástica laboral na saúde da equipe traz benefícios também ao empregador. Na medida em que conta com funcionários mais felizes, saudáveis, concentrados e relaxados, muitos problemas relacionados ao afastamento são minimizados.

Organizações que adotam esta medida contam com menos acidentes de trabalho e menor número de trabalhadores afastados por problemas de saúde, sejam eles físicos ou psicológicos. Como consequência, observa-se maior economia, na medida em que estes acidentes e afastamentos geram tributos ao empregador.

Com base nestas informações, pode-se afirmar que a adoção da ginástica laboral dentro das corporações é bastante difundida por uma razão cristalina: ela realmente produz resultados rápidos e duradouros.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário