Outros posts sobre Saúde

Aplicando a Ginástica Laboral na Empresa







Para manter um bom ambiente de trabalho e reduzir o número de afastamentos por problemas de saúde, as empresas têm proporcionado momentos de relaxamento e atividades físicas aos funcionários através da Ginástica Laboral.

Trata-se de uma série de exercícios praticados no local de trabalho, com o objetivo de proporcionar boas condições físicas e mentais à equipe. Normalmente, a ginástica laboral é baseada em técnicas de alongamento, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal e compensação dos músculos.

Conheça o Mini Curso de Ginástica Laboral

A ginástica laboral não exige que a empresa tenha um espaço específico para tal, podendo ser facilmente realizada nos próprios postos de trabalho. Essa possibilidade, inclusive, contribui para a adesão dos colaboradores, que não precisam se deslocar para o local das aulas.

Apesar dos benefícios da prática, alguns gestores podem ficar receosos de contratar o serviço. Muitas vezes imaginam que esta implementação será trabalhosa e complicada.

No entanto, é possível contratar uma empresa capacitada e especializada no assunto, que, juntamente com a organização, vai cuidar de todas as etapas de implementação, realização e monitoramento da atividade.

A contratada fica responsável por organizar as aulas e adequá-las de acordo com a realidade e os objetivos da organização.

Aos líderes, cabe sobretudo, incentivar e estimular os colaboradores a participarem das aulas de ginástica laboral, destacando os benefícios que essa prática pode trazer.

A aplicação da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional traz reflexos não apenas para o colaborador como também para a empresa como, por exemplo, a diminuição dos índices de falta por motivos de saúde, descontração do ambiente, aumento da produtividade coletiva e o mais importante que é manter a integridade do trabalhador dentro da empresa, evitando assim problemas com o ministério do trabalho.

A adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional deve ser sempre desenvolvida por um profissional de fisioterapia ou educação física, é importante manter também um profissional que auxilie os colaboradores em situações de dores musculares, articulares ou quaisquer outros tipos de fadigas relacionados à postura no ambiente de trabalho.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário