Outros posts sobre Saúde

Alongamento na Ginástica Laboral






Alongar o corpo é fundamental para qualquer trabalhador que passa grande parte do dia sentado ou em pé. Muitas das dores que sentimos ao fim de um longo dia podem ser causadas por má postura. Pelo menos, acabar com isso é fácil: basta se alongar!

Esse hábito deveria ser uma prática obrigatória no dia a dia de qualquer pessoa, visto que, seus benefícios vão desde um simples alívio até a prevenção de doenças provocadas por movimentos repetitivos ou expostas a um stress contínuo.

Curso online de Alongamento Terapêutico
 
Durante o expediente de trabalho é comum em meio tantas atribuições esquecer a forma correta de se sentar, manter as pernas ao solo, como posicionar o mouse e o teclado do computador, entre outros objetos do ambiente laboral. Além de cansativo, não corrigir a postura e permanecer estático por períodos longos acarreta em lesões como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho).
 
Para cada incomodo e dor que o sujeito sentir é necessário dar uma pausa e realizar alongamentos específicos para a região afetada. Desta maneira, aliviar a dor ajuda o indivíduo durante seu expediente, trazendo benefícios como uma melhor concentração, pois não vai estar preocupado com a dor, ativação da circulação sanguínea evitando o formigamento dos membros superior e inferior e dormências, descomprime as articulações, oxigenação do cérebro, reduz o stress e a fadiga muscular durante o período de trabalho, entre outros.

A eficácia desse hábito popularizou a chamada ginástica laboral. Empresas contratam um profissional para que seus funcionários façam uma série de alongamentos no meio do expediente.

Os profissionais em fisioterapia poderão atualizar o conhecimento, a respeito dos princípios gerais que envolvem os conhecimentos teóricos da técnica de Alongamento Terapêutico, procurando trabalhar melhor com o ser humano de uma forma integral, aprimorando os conceitos do alongamento, visando à melhoria da saúde e qualidade de vida.


 


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário