Outros posts sobre Saúde

3 momentos para a aplicação da Ginástica Laboral






A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.  Os exercícios trabalham o fortalecimento do sistema osteomuscular e ainda proporcionam benefícios fisiológicos, relacionados ao sistema cardíaco e respiratório.

A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza. Ela pode ocorrer em três momentos da jornada de trabalho.

Conheça o mini-curso de Ginástica Laboral

Quando realizados no início da jornada de trabalho, os exercícios promovem um aquecimento dos grupos musculares que irão ser solicitados durante a execução das tarefas laborais. Assim, o colaborador desperta e tem mais disposição para enfrentar a jornada de trabalho.

Já quando a prática é realizada no meio da rotina laboral, ela interrompe a monotonia operacional e os exercícios fazem a compensação aos esforços repetitivos. Desse modo, os vícios posturais negativos são evitados e há uma melhora na circulação sanguínea, pois acontece a retirada de resíduos metabólicos.

Ao fim do expediente, a ginástica laboral ajuda a oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias, minimizando a fadiga, liberando as tensões acumuladas durante o dia, reduzindo o estresse e evitando o acúmulo de ácido lático, o que previne as possíveis instalações de lesões.

O profissional que trabalha com a ginástica laboral vai elaborar suas atividades de acordo com o momento que a empresa disponibiliza para a sua atuação.  O mini-curso de Ginástica Laboral traz dois videos e conteúdo teórico para sustentar a atuação do profissional.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário