Outros posts sobre Saúde

4 exemplos clássicos de quem sofre com a LER




Ginástica laboral: o impacto na prevenção de doenças


A LER (Lesão por esforço repetitivo) é cada vez mais comum no Brasil.. Tao comum que é difícil você não ter sofrido desse mal ou conhecer alguém que já não tenha sofrido. Ela acontecem por uma série de fatores que dependem da organização do trabalho, além das condições emocionais e físicas das pessoas.

As LER provocam dores, uma vez que essas lesões são acompanhadas por inflamações nos tendões, músculos e nervos do pescoço, das costas, dos ombros, dos braços, dos punhos e das mãos de pessoas que, na maioria das vezes, trabalham com movimentos repetidos, errados e mantêm posturas incorretas.

Elas atacam qualquer pessoa que faz movimentos repetitivos por períodos prolongados, não importa o tipo de esforço ao qual a pessoa é submetida. Vamos a três exemplos do dia a dia que podem fazer a pessoa sofrer com essa doença:

1) Usuários de computador

Talvez os usuários de computador é o exemplo mais clássico de acometimento por LER. Eles são muito atingidos pela LER de punho porque digitam horas a fio mesmo que a digitação não envolva força.

2) Trabalhador com movimento mecânico

São as pessoas que passam o dia inteiro fazendo a mesma coisa, num mesmo gesto motor. Por exemplo, quem trabalha numa linha de produção que eleva uma prensa ou qualquer outro objeto pesado para acima de sua cabeça e depois desce com ele até a altura do abdômen. Esta pessoa pode desenvolver a LER de ombro.

3) Donas de casa

Varrer, lavar louça, ficar numa posição durante muito tempo podem causar LER. Por exemplo, a dona de casa que varrer por muito tempo a calçada com a coluna inclinada para frente pode ser acometida de LER na região da coluna.

4) Praticantes de atividade física

A LER é causada por qualquer atividade que solicite movimentos repetitivos. Atletas, por exemplo, como jogadores de tênis, mesmo amadores, mas que costumam treinar diariamente podem também desenvolvê-la.

Esses foram alguns exemplos de pessoas que podem ter esse tipo de patologia e exemplifica porque ela é cada vez comum no nosso dia a dia.  Previna-se!

Publicado em 21/10/14 e revisado em 10/05/21



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário