Outros posts sobre Saúde

Exemplo: Ginástica Laboral em Vitória





Ginástica laboral para os servidores

Elizabeth Nader



Servidores da Prefeitura de Vitória têm aulas de ginástica no ambiente de trabalho. O programa Ginástica Laboral está sendo desenvolvido nas seguintes secretarias: Administração (Semad), Coordenação Política (Secop), Controladoria Geral do Município (CGM), Comunicação (Secom), Obras (Semob), Fazenda (Semfa), Habitação (Sehab), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Gestão Estratégica (Seges), Trabalho e Geração de Renda (Setger), Meio Ambiente (Semmam), Serviços (Semse) e Cidadania e Direitos Humanos (Semcid). A iniciativa é da Gerência de Saúde e Apoio ao Servidor da Semad.

A prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, é uma das formas de promover a saúde dos servidores e de minimizar os riscos de lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

O atendimento será feito nos turnos matutino e vespertino para dar oportunidade a todos os servidores desses órgãos. O objetivo da implementação da ginástica laboral é promover o relaxamento com alguns alongamentos e, principalmente, quebrar a rotina do ambiente tanto de quem trabalha sentado digitando, fica em pé ou abaixando e levantando.
Saiba mais
O que é ginástica laboral?

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.
Quais são os benefícios oferecidos pela ginástica laboral?

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.

Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário