Outros posts sobre Saúde

As vantagens da ginástica laboral






Realizada no ambiente de trabalho, a ginástica laboral é composta por uma série de exercícios físicos simples e rápidos, que favorece o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando e renovando o ânimo e a disposição dos funcionários.

Parte do cansaço e das dores que sentimos ao final do dia é consequência da má postura adotada durante o trabalho. Por horas e horas permanecemos na mesma posição, repetindo movimentos que acabam por sobrecarregar a musculatura. “A prática dos exercícios de alongamento ajuda a restabelecer a saúde física e mental”, explica a fisioterapeuta Roberta Potenza da Cunha Ribeiro.

Os benefícios da ginástica laboral são muitos: redução do estresse e das dores musculares, bem como melhora da concentração, da postura, da circulação e da flexibilidade. E se o funcionário se sente bem, a empresa tem um ótimo retorno, já que o índice de acidentes de trabalho e de funcionários afastados por lesões de repetição e outras doenças diminui. E tem mais: com a equipe motivada e estimulada, o aumento da produtividade é evidente.

Estique-se no expediente

“A cada duas horas, interrompa o trabalho e faça os exercícios abaixo. Mas não exagere: pratique cada um dos movimentos por, no máximo, 1 minuto”, orienta Roberta.

- Alongamento da coluna: em pé, espreguice-se, esticando os braços. Depois, flexione o tronco para frente e, em seguida, para os lados.

- Relaxe o pescoço e os ombros: faça movimentos circulares com os ombros, alternando-os para frente e para trás. Em seguida, movimente o pescoço para frente e para trás e de um lado para o outro. Por fim, faça um grande círculo com a cabeça, tanto no sentido horário quanto no anti-horário.

- Alongamento do antebraço: estique um braço para frente, deixando os dedos abaixados. Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo, ficando com a palma voltada para seu tronco.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário