Outros posts sobre Saúde

Prefeitura institui Ginástica Laboral para servidores municipais




A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria de Administração, instituiu nesta semana o projeto de Ginástica Laboral para os servidores. A implantação ocorreu por intermédio do Departamento de Medicina do Trabalho e busca melhorar a relação do servidor com o trabalho, ocasionando melhorias fisiológicas, psicológicas e sociais.

A ginástica, constituída de alongamentos e exercícios por todas as partes do corpo, é feita em grupo. Na Prefeitura, a atividade é desenvolvida, orientada e supervisionada pela educadora física Camila Ramos dos Santos. Dentro das suas muitas indicações, está a prevenção de doenças sérias como a Lesão pelos Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Oste-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A prefeita Valentina Toneti ressaltou que a proposta integra o conjunto de medidas tomadas em sua gestão em prol do bem estar dos funcionários. “Procuramos desde o início fazer um mandato moderno, diferenciado e voltado para o social da população, assim como para o bem estar dos funcionários. A Ginástica vem para complementar nossas atividades já instituídas de Recursos Humanos e aumentar a produtividade dos serviços oferecidos à população”, disse.

De acordo com o secretário de Administração João Luccas Thabet Venturine, o projeto já apresenta resultados concretos. “Embora sua implantação seja muito recente, já podemos perceber que a medida foi aceita pela grande maioria dos funcionários. Em todas as Secretarias, há relatos da participação e apreciação por parte dos servidores”, comenta. Segundo João Luccas, “o sucesso do projeto concentra-se na interação promovida entre os servidores de um modo geral, bem como na consolidação de um projeto de saúde preventiva”.

A coordenadora Camila Santos atua com os estagiários Diego Melchior de Oliveira e Aline de Aguiar Mendonça. Ela destaca a receptividade dos servidores municipais em relação à execução do projeto. “Tem sido muito gratificante conferir a resposta positiva. Traçamos horários distintos para cada setor da Prefeitura. Por exemplo, o da secretaria de Conservação Urbana é logo às 6h30. Tem sido muito gratificante ir para lá tão cedo e já encontrar os servidores entusiasmados. Todos estão animados em relação ao desenvolvimento do projeto”, comenta.

O projeto (piloto por enquanto) abrange as secretarias de Administração, Conservação Urbana, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Planejamento, Finanças, Social, Gabinete e Educação. O objetivo é formar multiplicadores de maneira que todas as Secretarias que compõem a estrutura administrativa possam ser plenamente atendidas.

O vice-presidente da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes (CIPA) Wellington Alves Farias lembrou a relevância dessa atividade também na preservação da integridade física dos servidores. “Estudos já comprovaram que a Ginástica Laboral no serviço faz com que os funcionários se concentrem melhor e estejam, portanto, menos suscetíveis a se acidentar em seu trabalho”, fala.

Além das já comprovadas benfeitorias para a saúde dos trabalhadores (correção da postura, aumento da circulação do sangue, alívio das tensões, melhoria da flexibilidade e diminuição da sensação de fadiga), a prática também reforça a auto-estima (na medida em que muda a rotina e desenvolve o conhecimento e elasticidade do corpo) dos servidores, mostrando a preocupação da Prefeitura com seu bem estar. Nos estudos realizados por profissionais da área, são apontados ainda importantes avanços sociais como eventual surgimento de lideranças, integração de grupo e melhoria no relacionamento entre os funcionários.

Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário