Outros posts sobre Saúde

Ginástica laboral da SAD traz benefícios para a saúde e interação dos servidores




Agora em dois dias da semana, todas as segundas e quartas-feiras, os servidores da Secretaria de Estado de Administração (SAD) iniciam o dia de trabalho com um momento de interação com os colegas e atenção à saúde com a ginástica laboral. Dois profissionais de educação física e um monitor em formação, todos servidores da SAD, orientam os servidores em atividades leves saudáveis para todas as idades.

O educador físico Thiago Nunes Cardozo Bezerra explica que a atividade física é muito importante para começar o dia de trabalho: "Principalmente porque os servidores trabalham muito com computadores, ficam na frente de monitores, usam bastante os músculos extensores e flexores. Por isso aplicamos um alongamento específico para este tipo de atividade. São exercícios leves para qualquer nível de idade", explica.

 

De acordo com outro educador físico que orienta a ginástica laboral da SAD, Willian Cruz, a atividade serve principalmente como uma forma de prevenção a possíveis acidentes de trabalho, uma vez que um dos focos da ginástica é combater a ocorrência de lesões por movimentos repetitivos como os que podem acontecer em ambientes de trabalho. "É uma atividade que prepara o organismo a longo prazo para diminuir acidentes de trabalho e diminuir o índice de atestados médicos", ressalta Willian.

O monitor Sandro Vargas, que é supervisionado pelos dois profissionais de educação física na orientação da ginástica laboral, lembra que todos são servidores da SAD e como estão envolvidos em atividades que melhoram a qualidade de vida das pessoas através da educação física: "Queremos trazer este benefício para os nossos colegas também, principalmente neste momento em que as pessoas estão se preocupando mais com o corpo e a saúde", observa.

Thiago lembra que a ginástica serve como um incentivo para os servidores. "Muitos têm falta de tempo, recursos e disposição para fazer atividades físicas", diz lembrando que estes fatores reforçam a ideia de incentivo que a ginástica proporciona.

Interação

Para os servidores, a ginástica laboral é um momento de interação com os colegas de trabalho: "A atividade de grupo é muito importante porque além de ter o aspecto físico, melhora a interação com os colegas. Temos assim uma melhora qualitativa para iniciar o dia de trabalho", salienta a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SAD, Maria Madalena Xavier de Almeida. 

Da mesma opinião compartilha o assessor de gabinete Flávio Humberto Bernardines. Para ele a atividade proposta pela SAD é um modelo a ser seguido também por outros órgãos porque incentiva um começo de dia mais descontraído. "Excelente ter esta ginástica pela manhã. Dá mais disposição para trabalhar. Todo servidor tem que ter este momento de interação e descontração para começar o dia", avalia.

Conforme a psicóloga e gestora de Recursos Humanos da SAD, Eliane Alcova, a receptividade com o meio de trabalho, que a ginástica laboral proporciona, traz ao servidor benefícios importantes: "Ele fica mais receptivo e assim consegue lidar melhor com improvisos que são importantes fatores para um ambientede trabalho", afirma.

Benefícios

Ainda de acordo com a psicóloga, a atividade física pela manhã expande a mente de quem pratica a ginástica, "e a pessoa recebe o dia de outra forma", diz. "Quando nos movimentamos estamos nos voltando para nós mesmos e com isso começamos a ter consciência de nós e damos mais importância para o outro. Olhamos para o outro de forma menos rigorosa. É uma forma de seguir vencendo, superando as limitações sem medo de superar os problemas", analisa Eliane.

Para a psicóloga os benefícios da atividade física trazem infinitas melhoras para o dia-a-dia de cada um. "As pessoas adquirem foco", afirma. "Trabalhando atividades físicas regularmente estamos expandindo o corpo e assim expandindo a consciência. As pessoas ficam mais positivas, valorizam mais as superações", completa. Para exemplificar a teoria, a psicóloga cita o educador físico e escritor Nuno Cobra: "Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo", conclui.

Como ginástica laboral é elaborada de forma a atender todos os níveis de idade, a assessora de gabinete Olga Cardoso, de 61 anos, chama a atenção para o benefício do incentivo que a atividade matutina traz. "Bem válida esta ginástica pela manhã também por conta da idade avançada e do sedentarismo. Ela ativa a vontade de se exercitar em outros horários, sem contar que melhora muito na disposição para o trabalho", observa.

Projetos

Segundo os profissionais responsáveis pela ginástica laboral da SAD, há ainda projetos em elaboração para expandir os dias da atividade para três dias da semana. Neste caso a ação aconteceria todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Também está sendo estudada a criação de um grupo de caminhada e corrida para os servidores. "Queremos aproveitar que estamos no Parque dos Poderes que é um ótimo lugar para este tipo de atividade física", observa o professor Thiago Bezerra.



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário