Outros posts sobre Saúde

Ginástica laboral ganha espaço no setor empresarial





Entre as atividades que ganharam destaque no setor empresarial está a ginástica laboral, uma forma de manter os funcionários em boas condições físicas e psicológicas com exercícios determinados por profissionais de fisioterapia ou educação física de acordo com as funções desenvolvidas durante o trabalho.

Muitas das principais queixas de quem passa por problemas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), também conhecidos como lesão por esforço repetitivo (LER), é a falta de orientação e de atenção dos administradores com a situação dos empregados. 

De acordo com o fisioterapeuta Péricles Machado da Physio Athletic, com ações simples - como seções de alongamento ao longo do dia - várias doenças relacionadas à rotina diária poderiam ser contornadas. 

— A partir da adoção da ginástica laboral, os empregadores percebem a diminuição do índice de afastamento por lesões, o que traz mais qualidade de vida. O interesse do funcionário pelo trabalho é maior e assim o desempenho, a qualidade do serviço oferecido e a produtividade aumentam. Além disso, valorizaram mais a marca e a empresa que atuam perante a sociedade — acrescenta o fisioterapeuta. 

Segundo Machado, para os colaboradores, os benefícios vêm em quatro pontos, o fisiológico, o psicológico, o social, e o empresarial. 

Entre as vantagens citados por Péricles estão o combate ao sedentarismo, estresse, depressão e a ansiedade. 

— Com essa simples atividade, a sensação de disposição e bem-estar é ampliada. Ocorre um aumento da flexibilidade, da coordenação e da resistência e uma maior mobilidade corporal. A atividade física oferecida por muitas empresas favorece também a mudança da rotina, reforça a autoestima e beneficia a autoimagem — diz.

As empresas que criam esses programas se adaptam aos padrões definidos pelo Plano Nacional da Saúde do Trabalhador em busca de saúde, qualidade e bem-estar para os trabalhadores.

Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário