Outros posts sobre Saúde

Ginastica Laboral para os PMs de Salvador





O efetivo de 22 mil policiais militares que atuam na segurança do carnaval de Salvador passam por um trabalho de relaxamento pré e pós trabalho nos circuitos da folia baiana. O Centro de Educação Física da Polícia Militar da Bahia usa hits do carnaval para fazer gisnástica laboral na corporação. Apesar dos pedidos insistentes dos policiais, o "Rebolation" ainda não foi usado, mas a animação fica por conta do "Pode pular" e "Querendo namorar", ambas do grupo Psirico.

 

Edgar de Souza
Trabalho com música e dança é realizado desde 2000 (Foto: Edgar de Souza/G1)



A última música é uma composição em homenagem ao Bloco Os Muquiranas, que desfila com homens vestidos de mulher, preferencialmente de rosa, e que tem a participação de policiais militares.

 

Edgar de Souza
PM passam por trabalho de relaxamento em Salvador (Foto: Edgar de Souza/G1)



O trabalho consiste em prevenir lesões no corpo dos policiais e prevenir a fadiga muscular. "Além disso, eles passam a ter uma consciência corporal maior e um aumento no desempenho das atividades de segurança", disse o major Genival Moncorvo, chefe do Centro de Educação Física da PM. 

A corda do Psirico é considerada uma das mais delicadas do carnaval de Salvador pela quantidade de pessoas e pelo ritmo do pagode baiano. "O fato de tocarmos música do grupo para os policiais serve para desmistificar que o policial não gosta de quem ouve o Psirico. Se você perguntar para eles, todos vão dizer que têm um CD do grupo em casa", disse Moncorvo.

 

Edgar de Souza
Centro de Educação Física da PM usa hits na ginástica laboraL (Foto: Edgar de Souza/G1)

 

Além da ginástica laboral e da dança, o comando da corporação ainda oferece aos policiais os serviços de massoterapia e acupuntura auricular para todos que atuaram nas ruas e que vão entrar no serviço. "Eu me sinto pronto para mais cinco carnavais seguidos. Isso é muito bom. Levanta o astral e a gente fica com a estima bem elevada", disse o soldado Amaro Paulino da Silva, que entrou no turno da madrugada desta terça-feira (16) no circuito Dodô (Barra-Ondina). 

Um dos objetivos do uso da dança e da música é tirar toda a tensão e o estresse que o policial possa trazer para a corporação, seja de casa como dos circuitos de carnaval. "Colocamos um policial equilibrado nas ruas e o devolvemos da mesma maneira para seus familiares", disse Moncorvo.



Edgar de Souza
Trabalho consiste em prevenir lesões no corpo dos policiais (Foto: Edgar de Souza/G1)

 

Para Frank Rodrigues, monitor de educação física da PM, os policiais aprendem a respirar para controlar os batimentos cardíacos e a pressão arterial. "O alongamento serve para aquecer o corpo para a atividade que ele terá pela frente e a respiração para deixar o organismo estabilizado." 

O DJ responsável pelo repertório da atividade laboral é Marivando Oliveira, que não é policial. "Tem música que ainda não pediram, mas o Psirico sempre acaba sendo a primeira opção", disse ele. "Também usamos muito as músicas de Jauperí, pois é bem tranquilizadora, além de ser boa música", disse Moncorvo.

 

Edgar de Souza
Frank Rodrigues, monitor de educação física da PM (Foto: Edgar de Souza/G1)


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário