Outros posts sobre Saúde

Ginástica Laboral no Telemarketing





Ginástica laboral: 5 benefícios no ambiente de trabalho

A ginástica laboral tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo do trabalhador e aumentar o seu desempenho na empresa. É uma atividade que deve ser orientada por um profissional de Educação Física, conforme dizem os projetos de Lei nº 6213/05 e 317/07 que estão em trâmite no Congresso Nacional, obrigando empresas públicas e privadas a desenvolverem ginástica laboral orientada por um profissional de Educação Física. Este profissional tem por objetivo desenvolver seqüências de exercícios que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes, com o objetivo de reeducar a postura dos funcionários em sua posição de atendimento, diminuindo dores e cansaços em regiões onde a tensão muscular fica acumulada pela postura no uso dos materiais designados para sua função. As pessoas podem executar os exercícios por livre e espontânea vontade. Ela é uma alternativa de menor investimento para as empresas e que proporciona uma oportunidade para muitos trabalhadores vivenciarem a atividade física.

A ginástica laboral pode ser classificada em ginástica preparatória, compensatória e relaxamento (LIMA, 2004).

A ginástica laboral preparatória é executada sempre no início da jornada de trabalho do funcionário e tem duração de 5 a 15 minutos. Ela faz com que a circulação sangüínea aumente e ocorra uma melhor lubrificação e aumento das viscosidades das articulações e tendões. Longen (2004) explica que a Ginástica Laboral Preparatória é a execução de exercícios físicos preventivos e terapêuticos dentro do local de trabalho e que serve para aquecer a musculatura e as articulações que serão utilizadas. Diz, ainda, que a ginástica atua sobre as sinergias musculares antagônicas que são utilizadas nesse tipo de trabalho, proporcionando o equilíbrio funcional, a compensação e a recuperação ativa do funcionário; ela irá relaxar os músculos e prevenir fadiga causada pelo tipo de trabalho executado, além de melhorar a postura corporal.

A ginástica compensatória é executada no meio da jornada de trabalho, com duração de 5 a 15 minutos. O objetivo dessa ginástica "é o de compensar os músculos que foram trabalhados em excesso, durante a atividade diária, além de interromper a monotonia operacional" (LIMA, 2004, p. 20). Martins (2005)ressalta que a pausa no desempenho do trabalho repetitivo é fundamental para que haja a manutenção do ritmo produtivo do trabalhador.

A ginástica de relaxamento é executada no final do expediente e pode ter duração de 15 a 30 minutos. Ela é baseada em exercícios de alongamentos relaxantes para oxigenar as musculaturas envolvidas no trabalho diário.

Uma breve história da ginástica laboral

Os primeiros registros sobre a ginástica laboral são da Polônia, por volta de 1925, onde funcionários de empresas se exercitavam em suas pausas particulares. Em 1928, o Japão e paises da Europa (França, Bélgica, Suécia e Bulgária), além da antiga URSS, já estavam utilizando a ginástica laboral. No Brasil, em 1973, a FEEVALE e sua escola de Educação Física elaboraram o projeto "Educação Física Compensatória e Recreação". Em 1978, ela e o SESI elaboraram e implantaram o projeto "Ginástica Laboral Compensatória e Recreação". (LIMA, 2004).

A importância da ginástica laboral

A ginástica laboral é realizada para prevenção de doenças e para o bem-estar dos funcionários. É necessária na prevenção da saúde do trabalhador e pode ser feita no ambiente de trabalho.

Leia mais clicando aqui

Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário