Outros posts sobre Saúde

A Fisioterapia do Trabalho




A fisioterapia do trabalho é uma área da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos como ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos.

Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação das queixas e patologias músculos-esqueléticos de origem ocupacional ou não, gerando aumento do bem estar, desempenho e produtividade.

A fisioterapia do trabalho pode avaliar, prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades no trabalho.


Algumas atuações do fisioterapeuta do trabalho

1.   Prevenção do desconforto ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais;

2.   Estudo ergonômico do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;

3.   Intervenções ergonômicas de correção, conscientização ou sensibilização nas empresas;

4.   Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;

5.   Orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores, fora do ambiente de trabalho e nos postos de trabalho durante a execução de suas atividades ocupacionais;

6.   Avaliação postural e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;

7.   Desenvolvimento de programas de ginástica laboral;

8.   Tratamento das patologias ou queixas músculo-esqueléticas, através de ambulatório na empresa ou ambulatório / clínica fora da empresa.

A importância do fisioterapeuta na

implantação e realização do programa:

 

O Fisioterapeuta na empresa

 

     O fisioterapeuta é um profissional apto a realizar o programa de ginástica laboral, qualidade de vida e prevenção dentro da empresa, na medida em que possui conhecimento em áreas diversas como anatomia, biomecânica, fisiologia humana, fisiopatologia das doenças, atividade física laboral, saúde preventiva, entre outras. Além disso, ele é capaz de proporcionar uma intervenção eficaz para o tratamento das patologias relacionadas ao trabalho, identificando os fatores que podem gerá-las e podendo, deste modo, atuar de maneira preventiva


Retirei daqui



Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    4 comentários

    Anônimo disse...

    o picuinha que não acaba com Educador fisico. Deviam pensar em cuidar das pessoas e não em querer provar quem é apto. Já esta cansativo e ridiculo.

    Kamila Inês disse...

    Parabéns pela postagem, ENFATIZANDO o profissional FISIOTERAPEUTA DO TRABALHO!
    Devemos sim fazer a diferença em nossa classe, argumentando o porque somos importantes para a empresa e para o trabalhador!

    Anônimo disse...

    Querendo ou não, o Educador Fisico, não tem conhecimento do "corpo patológico" e o Fisioterapeuta além de estudar o corpo saudavel, estuda muito o corpo patológico, o que o torna, melhor para o desempenho da função.
    Eu tenho as duas graduações.

    Anônimo disse...

    Parabéns pela postagem sobre o fisioterapeuta do trabalho. Profissional este de grande valor para a saúde do trabalhador.