Outros posts sobre Saúde

Quem solicita a Ginástica Laboral?







A ginástica laboral ela começou por volta do inicio do século XIX, a Polônia e a partir daí começou a atingir gradativamente os outros países da Europa sendo uma atividade realizada dentro da jornada de trabalho do empregado. Então o individuo chegava na empresa e antes de começar as suas atividades, eles faziam determinados exercícios preparatórios pra que ele pudessem engraçar na atividade elaborativa deles com o corpo teoricamente mais preparado pra agüentar a jornada.

Quais as profissões ou funções que exigem a ginástica laboral?


Não existe quais. O conceito é que todas as empresas que tem funcionários exercendo uma atividade por mais de 6horas,8horas por dia , dependendo da característica da empresa mais principalmente por incidências de desconforto, afastamento do trabalho m ela deve estar dando uma olhada sim na pratica da ginástica laboral como um beneficio pra esse funcionário que a empresa tem.

Como é o processo da ginástica?

Depende. Existe o ideal, e aquilo que é mais corriqueiro, o ideal é você fazer de duas a três atividades como essa da ginástica laboral, dentro da jornada de trabalho. O ideal seria, no inicio da jornada de trabalho, no meio, e no final da jornada. Cada uma dessas inserções com uma característica diferenciada, o que você faz no inicio, não é o que você faz no meio, nem no final, isso é o ideal. Geralmente as empresas nos procuram por algo mais sucinto, normalmente no inicio da jornada. A ginástica laboral, ela deve ter pelo menos uns 10 minutos, de 10 a 15 minutos, é o que é mais corriqueiro de acontecer pra que a gente desenvolva determinados exercícios, que preparem principalmente quando a gente diz de inicio de jornada, pra que prepare o corpo desse trabalhador pra essa jornada.

Que tipos de exercícios são esses?

Quando você fala de inicio de jornada, você vai focar em geralmente dois focos, o primeiro o aquecimento , semelhante ao que o jogador de futebol, ou qualquer atleta faz: aquecimento e alongamento. Não só aquecimento e alongamento , as aulas variam com isso, também você pode trabalhar um fortalecimento desse individuo , um pouco de resistência muscular, mas normalmente um aquecimento e alongamento quando se fala em inicio de jornada.

Todos podem fazer?

Não existe restrição desde que você faça com critério. O problema da ginástica laboral é que viro moda de um tempo pra cá, e esse é o problema, pois quando vira moda se perde um pouco do critério do que as pessoas falam , e perde algo que é fundamental quando vai se fazer algo principalmente dentro de uma empresa, que é a cientificidade da coisa. Se você faz sem critério você acaba desprendendo um tempo que é 15 a 10 minutos, e isso já está contando se o funcionário não está fazendo a ginástica laboral, ele devia estar no trabalho, é horário de trabalho e ai você desprendo 15,10 minutos em uma atividade que não trás o retorno que a empresa precisa porque perde-se o critério. Qualquer funcionário está habilitado a fazer, desde que não tenha nenhuma limitação física, ou que tenha uma indicação do médico que vá limitar ele nos exercícios. Os exercícios são feitos no próprio local de trabalho na grande maioria das vezes, com a roupa que o individuo está, então a gente tem desde o chão de fabrica desde macacão com ‘butina’, com capacete muitas vezes, até com pessoal de telemarketing que vai estar de repente de gravata, uma roupa mais social. Então não existe uma restrição, e sim o que a empresa quer é o que a ginástica laboral vai conseguir dar pra ela?

Tem algum tipo de empresa que procura mais a ginástica?

Por exemplo a de telemarketing. Elas procuraram por muito tempo, porque as empresas de telemarketing eles tem toda uma legislação de cima , desse principalmente quando dizemos, atendente de telemarketng, quando você chega em uma grande empresa de telemarketing você vai ver as baias, os postos de trabalhos seguidos. A gente atende uma empresa dessas que em um prédio tem 8andares só disso, então imagine quantos funcionários você tem lá. Então as grandes consumidoras disso quando estourou essa coisa de ginástica laboral, sim foram às empresas de telemarketing, os bancos, principalmente pela característica atividade , sentado por muito tempo atividade muito estática, mexendo muito mão, e braço.

O que acontece com essas pessoas que fazem essas atividades que não se movem muito?

O pior seria um afastamento, se afastam e não voltam mais. Isso seria o mais trágico, isso é ruim pois a empresa fez uma serie de investimentos o individuo não faz a ginástica. Eu costumo dizer nas empresas, que o grande trabalho é fazer com que o funcionário entenda a necessidade, porque a empresa vai continuar lá; talvez ele se aposente, talvez se afaste, não dá pra saber, mas a grande implicação é você ter a ginástica laboral e não fazer, que pode acarretar em você perder a qualidade de vida que você tem pois tinha toda uma infra-estrutura em volta dela e não soube aproveitar.

Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário